ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR JOSÉ LEME DO PRADO BUSCA AÇÕES PARA ASSEGURAR O ACOMPANHAMENTO DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS NO PERÍODO DE QUARENTENA

0
505
ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR JOSÉ LEME DO PRADO BUSCA AÇÕES PARA ASSEGURAR O ACOMPANHAMENTO DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS NO PERÍODO DE QUARENTENA
ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR JOSÉ LEME DO PRADO BUSCA AÇÕES PARA ASSEGURAR O ACOMPANHAMENTO DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS NO PERÍODO DE QUARENTENA

A Escola Estadual “Profº José Leme do Prado”, que completará 54 anos em agosto e está vinculada ao Programa de Ensino Integral em seu segundo ano, com o objetivo apoiar os alunos nesse período de quarentena, que levou às suspensões das aulas devido ao Covid-19 (novo coronavírus), busca algumas ações para que os alunos continuem tendo acesso ao Currículo Escolar, como explica a Professora Coordenadora Geral da unidade escolar, Elisangela Pereira Barreto.
O Currículo Paulista, alinhado à BNCC, foi implementado nas escolas da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo em 2019, para os segmentos da Educação Infantil, Anos Iniciais e Anos Finais, e prevê a Educação Integral dos estudantes, em suas dimensões intelectual, física, socioemocional e cultural, por meio de competências e habilidades fundamentais para a atuação desses jovens na sociedade atual e em suas demandas em um futuro próximo. O Currículo é composto por cinco Áreas do Conhecimento: Linguagens, Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Matemática e Ensino Religioso e cada uma dessas Áreas é formada pelos seus respectivos Componentes Curriculares.
A conexão entre o Currículo Paulista e o Programa de Ensino Integral:
Dentre as Dez Competências Gerais do Currículo Paulista, três se aproximam de forma bastante estreita do Modelo Pedagógico do Programa de Ensino Integral: trabalho e projeto de vida, responsabilidade e cidadania, empatia e cooperação, uma vez que, no Programa de Ensino Integral temos o compromisso essencial da formação na integralidade de nossos alunos e no desenvolvimento desses jovens como protagonistas que atuarão em sociedade com responsabilidade e cidadania, com posturas e atitudes de empatia e cooperação e aptos para o mercado de trabalho preparados para as variadas demandas com foco em seus objetivos, metas, sonhos (Projeto de Vida).
Atividades a distância para o período de quarentena:
Desde o dia 18 de março, com a suspensão gradativa das aulas, e seguindo todas as orientações e solicitações da SEDUC, a Equipe Escolar, do PEI e do período noturno que atende ao Ensino Médio Regular, visando um planejamento estratégico e emergência e com foco em soluções com o objetivo de atender às necessidades dos alunos de forma humanizada, organizou-se com um único foco : auxiliar os alunos em relação ao seu processo de aprendizagem, de forma humanizada e segura, uma vez que eles são as peças mais importantes em todo o processo escolar. Por meio da utilização de ferramentas tecnológicas, os professores elaboraram sequências didáticas com propostas motivadoras e investigativas para despertar o interesse dos alunos em suas realizações, propiciando espaço para o protagonismo juvenil e a autonomia diante do processo de aprendizagem. As atividades foram encaminhadas nos grupos de whatsApp já existentes de cada turma, bem como professores fizeram atendimentos por meio de vídeo chamadas, promovendo, nesse momento de isolamento social, a interatividade entre docentes e discentes e despertando a conscientização para um uso responsável das ferramentas tecnológicas.
A palavra fundamental em nossa prática passou a ser a união, por meio de condutas corresponsáveis, colaborativas e de emparia entre os profissionais e para com nossos alunos, criando vínculos positivos nesse momento de isolamento social buscando a sensação de que embora isolados não estamos sozinhos. Parafraseando Leonardo da Vinci “Para estar junto não é preciso estar perto, e sim do lado de dentro”. E dessa forma toda equipe do Leme do Prado e seus alunos, continuam caminhando, juntos , lado a lado e de corações unidos pelo bem estar de todos e pela preservação da vida.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here