A Prefeitura de Valinhos ganhou nesta quinta-feira (25) o prêmio de melhor programa de estágio do setor público municipal e estadual do Brasil. A premiação foi realizada pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) em um evento transmitido pela internet para todo o País.

O prêmio levou em consideração projetos envolvendo estagiários em 719 empresas, organizações ou instituicionais de todo o País. Uma pesquisa feita pelo instituto Ibope mapeou, entre os dias 24 de outubro de 2019 e 6 de janeiro de 2020, diversos aspectos da vida em campo de 17 mil desses estagiários de todo o Brasil e serviu como base para a definição dos critérios que escolheram as organizações premiadas.

A Prefeitura tem hoje cerca de 150 estagiários ativos em diferentes áreas. Eles são contratados formalmente em parceria com o escritório regional do CIEE, que atua no mercado justamente fazendo esse elo entre os jovens estudantes e empresas e organizações dispostas a oferecer oportunidades.

O prêmio conquistado por Valinhos levou em consideração um projeto de contratação de cerca de 100 estagiários do curso de pedagogia, em 2019, para prestação de serviços junto às cerca de 100 crianças matriculadas na Rede Municipal de Ensino e que necessitam de cuidados especiais e acompanhamento individual durante as aulas.

Entre essas crianças, há casos mais simples, que requerem apenas um acompanhamento ou supervisão, mas também há casos que exigem uma participação mais efetiva do estagiário, como por exemplo para troca de fraldas ou auxílio na locomoção.

Na época, a empresa contratada para a prestação do serviço de cuidadores deixou as salas de aula e a Prefeitura teve que agir rápido para que as crianças não ficassem desassistidas. Foi aí que surgiu a ideia de trazer estudantes de pedagogia para o processo. “Nada mais justo do que colocar uma pessoa que tem vocação, que gosta da sala de aula, para cuidar das nossas crianças. O tempo era curto e nós tivemos que correr para organizar todo o processo de seleção em alguns dias, com o apoio do escritório regional do CIEE, e rapidamente todos estavam em salas de aula”, disse o chefe de Gabinete, Carlos Roberto Tosto, que organizou o projeto.

Tosto fez questão de valorizar o papel dos servidores da Secretaria da Educação no processo de seleção dos estagiários, assim como o pessoal da Saúde, que auxiliou na capacitação do grupo.

Todo o processo, desde a tomada de decisão até a entrada dos estagiários em sala de aula, levou menos de 15 dias para evitar que houvesse prejuízo aos alunos. “Fizemos entrevistas no auditório da Prefeitura, contamos com o escritório regional do CIEE para ajudar a correr com a documentação e ainda conseguimos capacitar esses estagiários antes que eles chegassem às escolas. Foi muita correria, mas o trabalho foi coroado duas vezes. Na primeira, com a certeza de que garantimos um atendimento de qualidade aos nossos alunos. E agora, na segunda coroação, com esse prêmio maravilhoso”, disse o diretor de Comunicação da Prefeitura, Guilherme Busch, um dos coordenadores do projeto. 

Para o secretário de Assutos Internos da Prefeitura, Wilton Borges, que cuida dos recursos humanos da Administração, o prêmio é um importante estímulo aos jovens que buscam seu espaço no mercado de trabalho. “A capacitação do servidor público é sempre bem-vida. Fazer estágio na Prefeitura é um estímulo à formação da consciência e da cidadania desses jovens. Ajuda eles a entenderem como funciona essa esfera de poder, além de outras que estão próximas, como o Legislativo, e mostra a estrutura administrativa por dentro, com suas amarras e com o lado cidadão que é a oportunidade de servir a população com o seu trabalho”, disse.

Cerimônia

A cerimônia de entrega do prêmio foi realizada pela internet e teve a apresentação do renomado jornalista Carlos Nascimento. Cada uma das três categoria (privado, público e terceiro setor) foi dividida em subcategorias (de 10 a 50 estagiários, de 51 a 300 e acima de 301) e teve três premiados. O evento teve ainda a apresentação musical da banda Acullia, de São Paulo, que interpretou sucessos dos Beattles. Certificado e trofeu serão enviados pelo CIEE aos vencedores.  

Na categoria de Valinhos, pública com até 300 estagiários, a Secretaria de Estado da Saúde do Estado do Acre foi a terceira colocada, e a Secretaria da Fazenda do Estado do Pará ficou em segundo lugar.

Organizações como a Prefeitura de Jundiaí, a Câmara Municipal de São Paulo, a FUNAP, a Agência Nacional do Petróleo (ANP), Tribunal de Justiça de São Paulo, Embraer, Banco Itaú, Brasken e Citybank estão entre as premiadas pelo CIEE em suas categorias.

Segundo o CIEE, as organizações melhor avaliadas, por seus próprios estagiários, poderão utilizar o Selo de Reconhecimento. As primeiras colocadas receberão troféu em solenidade de premiação, e seus programas de estágio terão ampla divulgação pelo CIEE e pela ABRH-SP.

Por meio da Síntese de Avaliação do Programa de Estágio, as organizações com inscrição validada terão acesso a uma ferramenta que pode ser utilizada para aprimorar a qualidade de seus programas estágio. Aliada à expertise de mais de meio século do CIEE, a iniciativa tem o apoio da ABRH-SP e o suporte técnico e metodológico do renomado instituto de pesquisa Ibope Inteligência.

Dados

Pela pesquisa do Ibope, na média, a bolsa paga para cada estagiário pesquisado é de R$ 703,54. Em Valinhos, o valor varia de acordo com o semestre do estudante, mas o inicial é maior do que o dobro da média identificada.

Segundo os dados apresentados pelo Ibope, a maioria dos estagiários da pesquisa é do sexo feminino (67%) e a média de idade é de 24 anos. Mais da metade (56%) são alunos de universidades particulares e o tempo médio do estágio é de 15 meses.

Cerca de dois terços (68%) dos estagiários estão em empresas ou organizações com até 50 vagas de estágio e a maioria deles (58%) está no Estado de São Paulo. 

A pesquisa mostrou ainda a importância da bolsa paga a esses jovens na renda de suas famílias. Dois terços deles, 66% do total, afirmam que contribuem com a renda mensal de suas famílias com o dinheiro que recebem. Há ainda 6% desses estagiários que informaram que são os únicos responsáveis pelo sustento familiar com suas bolsas.

Conheça melhor o projeto de Valinhos no vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=AId_zehXiIk

Leia mais sobre o projeto de Valinhos no site: http://www.valinhos.sp.gov.br/noticias/prefeitura-seleciona-cuidadores-para-alunos-com-deficiencia

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here