News

Valinhos tem 139 casos de dengue no primeiro trimestre do ano

Valinhos tem 139 casos de dengue no primeiro trimestre do ano

A cidade de Valinhos apresentou crescimento no número de casos no primeiro trimestre deste ano, em comparação com os anos anteriores, com 139 positivos até o momento, devido a grande quantidade de chuva no mês de março, segundo informações da Prefeitura de Valinhos. No entanto, são dados iniciais do ano e a tendência é que os casos se reduzam a partir de maio.

Até esta terça-feira, 12 de abril, Valinhos apresenta 139 casos positivos de Dengue, sendo 69 confirmados só no mês de março. Em 2019, o total de casos do ano todo foi de 220. Já em 2020, este número caiu para 53, devido à pandemia, e em 2021 subiu para 206.

Diariamente, a Prefeitura realiza ações de prevenção e controle em trabalho multidisciplinar com as equipes de Vigilância Epidemiológica e agentes de combate às endemias. São feitas buscas ativas de suspeitos onde existem casos positivos, visitas casa a casa, onde a equipe procura criadouros de dengue e passa orientações aos munícipes, vistorias de pontos estratégicos da cidade e pesquisa de criadouros e imóveis especiais onde há provável transmissão.

Além disso, as equipes da Secretaria de Serviços Públicos realizam ações que auxiliam no combate a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, como a Operação Cata Bagulho, recolhimento de lixos, espaços apropriados para colocação de entulhos e materiais inservíveis nos ecopontos e corte de mato. Munícipes que observarem locais que podem servir como criadouro do Aedes Aegypti, podem denunciar ao sistema 156 e ao e-Ouve.

Novo calendário da Operação Cata-Bagulho 2022

A Prefeitura Municipal de Valinhos, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, começa em maio mais uma edição da Operação Cata-Bagulho no município, conforme cronograma mensal de ações nos bairros da cidade. Ação vem para colaborar com a diminuição de casos de dengue no município. O secretário de Serviços Públicos, Gustavo Yansen, lembra que as ações são planejadas por bairro, mês a mês, de forma a atender toda a cidade. Maio começa com a operação nos seguintes bairros: Pq. Portugal, Pq. das Colinas, Frutal, Jd. Nova Espírito Santo, Cocais, Capuava, Fonte Mécia, Jd. Centenário, Jd. Maria Rosa, Ana Carolina l e ll , Res. Água Nova, Fonte Nova, Jd. das Vitórias Régias, Jd. das Palmeiras, Jd. dos Manacás, Jd. Paraíso e Cecap.

Leia anterior

Suspeito de roubar motorista de aplicativo é detido pela GCM de Valinhos

Leia a seguir

Meio Ambiente e saneamento foram temas no segundo ciclo de reuniões do Plano Diretor