News

Teatro GT traz espiritualidade com o espetáculo “Além da Vida” neste sábado

Apesar do receio de levar para o teatro um tema tão polêmico, Chico Xavier já previa o seu sucesso, confira esta peça sensível e leve

Neste final de semana, às 21h30 no sábado, e, no domingo, às 19h, a programação inclui o drama “Além da Vida”. O espetáculo aborda temas polêmicos, como aborto, suicídio, abandono infantil, intrigas e a orientação afetiva e sexual entre os personagens. Tudo de forma leve e sutil. A classificação etária é de 10 anos. A primeira montagem de “Além da Vida”, aconteceu em 1980, quando Chico Xavier e Divaldo Franco sentiram a necessidade de levar ao teatro um espetáculo que abordasse a vida após a morte, com seriedade e comprometimento. Foram mais de 2 milhões de espectadores em 42 anos, desde a primeira montagem do espetáculo. Confira entrevista com a diretora do espetáculo e atriz principal, Cristiane Natale:

Do que se trata o espetáculo Além da Vida?

Além da Vida é um espetáculo adaptado de mensagens psicografadas, recebida pelo médium Chico Xavier.

O que vocês planejam despertar ou provocar em quem for assistir à peça?

Momentos de reflexão sobre os próprios atos. Yan Stevenson, um cientista e professor de psiquiatria da Universidade da Virgínia; um dos mais importantes pesquisadores na temática das experiências espirituais, certa vez disse que: Se em meu trabalho eu fizer uma só pessoa mudar sua conduta diante da vida, já valeu todos os anos de pesquisa. A produção deste espetáculo trabalha com esse mesmo intuito.

Como vocês tratam os temas dentro do espetáculo como aborto, suicídio e homossexualidade?

Temas polêmicos devem ser tratados com seriedade, mas com leveza. Ao exemplificar com histórias é levado ao espectador a empatia, o ato de entender o outro.

Onde o misticismo entra no enredo da peça?

O misticismo não está no enredo, e sim no povo brasileiro, goste ou não os intelectuais. Para o povo Deus não é um problema e sim uma solução, todos nós temos o hábito de dizer: Fique com Deus ou nos despedir pedindo, que Deus o acompanhe. O Cristianismo ajudou a formar a identidade dos brasileiros.

Como é colocado nos textos e qual a visão sobre essa temática?

De maneira implícita o texto nos trás a presença do Pai Maior, as lições de causa e efeito a que todos nós estamos sujeitos de acordo com nosso livre arbítrio. Minha visão sobre essa temática é sobre as etapas de nossa evolução, o resgate de valores morais e uma mensagem de amor e compreensão tão necessários na atualidade.

Para quem vocês indicam esta peça?

Além da Vida é um espetáculo como outro qualquer, seu diferencial é ser adaptado de psicografias. Um espetáculo que eu chamo de humanitário, não é uma pregação e nem é nosso interesse fazê-lo, tem histórias incríveis.  Desta forma é indicado a todos.

Leia anterior

Neuropsicóloga fala sobre limites e responsabilidades da internet e redes sociais para crianças

Leia a seguir

Papo reto com Leonardo Guerra Bovolin