News

Valinhos avança em projetos para intensificar a implementação de sistemas inovadores no trâmite interno municipal 

O objetivo de tornar a tramitação interna municipal muito mais digital, eficiente e ágil, trazendo ganhos tanto para servidores como para munícipes

A Prefeitura Municipal de Valinhos, por meio da Secretaria de Tecnologia e Qualidade, tem realizado estudos tecnológicos importantes, com o objetivo de tornar a tramitação interna municipal muito mais digital, eficiente e ágil, trazendo ganhos tanto para servidores como para munícipes. Um dos principais pilares para esses estudos é a implementação de sistemas mais tecnológicos e digitais na tramitação interna do paço municipal, de maneira que os servidores possam realizar ações com qualidade, através do e-mail, sms, chat compartilhado e sistemas específicos para cada necessidade, diminuindo consideravelmente o uso de papel, tinta para impressão e outros materiais utilizados. 

“De forma integrada, com todas as secretarias, temos trabalhado para avançar nesta área de Tecnologia e Inovação de forma a tornar as ações sem burocracia e, ao mesmo tempo, mais ágil para o atendimento dos serviços públicos à população”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara.

Outro avanço, apontado pelo secretário de Tecnologia e Qualidade, Fábio Medeiros, é a implantação de um data center municipal, que é um grande banco de dados que irá armazenar tudo que é realizado nas secretarias e departamentos internos, trazendo mais segurança no arquivamento de documentos, mais capacidade de armazenamento, e diminuindo o risco de perda de informações, além de facilitar a busca de documentos ou arquivos mais antigos. 

A Prefeitura também prevê a digitalização de todos os documentos antigos em papel que estão guardados no paço municipal, facilitando a busca e o acesso às informações contidas neles. 

Um novo servidor central de internet, com melhor desempenho e mais moderno, está sendo instalado e configurado na prefeitura. Os estudos estão sendo analisados com cautela, e treinamentos serão realizados para adaptação e capacitação dos servidores as novas mudanças.

Leia anterior

Com queda nos casos e internações por Covid, Valinhos prepara retomada das atividades do Centro de Convivência do Idoso (CCI) Roque Palácio

Leia a seguir

Sede do Poupatempo em Valinhos será no prédio do Caribe Center no Jardim São Marcos