News

Alimentação saudável e horta orgânica no cotidiano das crianças nas escolas municipais

Vale Verde, a horta orgânica que abastece a rede municipal e estadual do município e desenvolve, além do planejamento e cuidado com as hortas nas escolas, ações que incentivam a alimentação saudável pela população, como o programa Horta Urbana, por meio do Departamento de Urbanismo, da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente.

Realizado pelo Departamento de Alimentação e Nutrição (DAN), da Unidade de Gestão de Educação, o Inova na Horta é mais uma ação do programa Escola Inovadora, desenvolvido nas escolas. Além disso, as unidades escolares contam com hortas próprias, que incentivam a educação sobre alimentos e consumo das PANC (Plantas Alimentícias Não Convencionais).

Os alunos também visitam o Vale Verde, conhecem o espaço e as espécies diretamente na plantação. “Ao ajudar no cultivo da horta, as crianças aprendem sobre a importância de uma dieta variada e o objetivo é que, em 2023, 100% das escolas municipais contem com as suas próprias. Inserimos hortaliças e alimentos de boa qualidade desde a Educação Infantil I”, explica a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques. 

Horta da EMEB Hermenegildo Martinelli Comendador

“Nós temos o prazer de recebê-los aqui e é sempre diversão garantida. Mostramos todos os espaços e as crianças se encantam”, comenta a coordenadora do Inova na Horta, Érica Campos.

Em Jundiaí, a alimentação saudável é tratada com seriedade e responsabilidade. “A parte preferida dos pequenos é experimentar as PANC, eles sempre ficam encantados com a azedinha. Entender o processo das plantas e proporcionar um contato direto com alimentos saudáveis é muito importante para as crianças”, comenta o coordenador do Inova na Horta, Silvio Grillo.

Com 15 mil metros quadrados de área cultivável, o Vale Verde produz hortaliças convencionais e PANC, sem a utilização de agrotóxicos. O projeto da Unidade de Gestão de Educação é reconhecido nacionalmente e a horta certificada pela Organização Internacional de Agropecuária (OIA).

A produção atende todas as escolas municipais com produtos como rúcula, alface, cheiro verde, couve e PANC como vinagreira, ora-pro-nóbis, moringa, entre outras. As merendas das unidades integrais de Educação Infantil I recebem quase 100% da produção, e as demais escolas recebem quase 60%.

As escolas são pontos cruciais de promoção da segurança alimentar ao garantir que as refeições contribuam com o desenvolvimento das crianças, uma vez que a saúde nutricional está diretamente ligada ao processo de aprendizagem. “Eu adoro ir ao Vale Verde! Explorar tudo e experimentar também. Quero ter uma alimentação mais saudável”, comenta Laiany Vitória de Oliveira, da EMEB Deodato Janski.

Contato direto das crianças com a horta da EMEB Aparecido Garcia

Leia anterior

Prefeito e vice vistoriam obras do emissário de esgoto na margem esquerda do Rio Jundiaí

Leia a seguir

Remédio em Casa começa a atender moradores com idade a partir de 40 anos nesta semana