News

Vinhedo tem Sábado da Vacina para moradores a partir de 5 anos

Imunização será realizada sem necessidade de agendamento no Centro Médico, das 8h às 16h

A Secretaria de Saúde de Vinhedo promove o Sábado da Vacina neste sábado (16), com vacinação contra coronavírus aberta, sem necessidade de agendamento, para toda a população a partir de 5 anos de idade, inclusive quarta dose para maiores de 60 anos. A imunização será realizada por livre demanda no Centro Médico (Avenida Presidente Castelo Branco, 1.375), das 8h às 16h. Nesta Sexta-Feira Santa (15), feriado, não haverá vacinação na cidade.

Crianças que tomaram a primeira dose de Coronavac até 14 de março e a primeira dose a Pfizer até dia 20 de fevereiro já estão aptas a tomar a segunda dose no sábado (16).  A terceira dose somente é aplicada a partir dos 18 anos ou a partir de 12 anos se a criança for imunossuprimida grave. As crianças devem estar acompanhadas pelos responsáveis maiores de idade. É preciso levar Cartão Cidadão, documento com foto, CPF da criança e comprovante de endereço caso o morador não tenha o Cartão Cidadão.

Crianças com imunossupressão devem comprová-la com laudo, exame ou receita médica. Também é preciso levar a carteira de vacinação de rotina da criança. Caso a criança tenha recebido alguma vacina nos últimos 15 dias, não pode receber a imunização contra o coronavírus, é preciso esperar esses 15 dias. 

A Prefeitura solicita aos moradores que façam o pré-cadastro no Vacina Já, do governo estadual, https://www.vacinaja.sp.gov.br/. O pré-cadastro não funciona como agendamento, mas agiliza o atendimento dos moradores, evitando filas e demora, porque as informações cadastrais já estão disponíveis no sistema. Moradores que não fizerem o pré-cadastro no site precisam preencher o formulário com as informações da criança no momento da vacinação. 

12 anos ou mais

A vacinação acontece conforme a disponibilidade de vacinas enviadas pelo governo estadual. Serão aplicadas primeiras e segundas doses em moradores com 12 anos ou mais; terceira dose em moradores com 18 anos ou mais e quarta dose em idosos de 60 anos ou mais, desde que tenham recebido a dose anterior há pelo menos quatro meses; e dose adicional para quem recebeu Janssen, desde que faça 61 dias desde a aplicação da dose única.

Para receber a primeira dose, é preciso levar RG, CPF, Cartão Cidadão e, caso não tenha, comprovante de endereço. Os menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável legal. Para receber a segunda ou a dose de reforço é imprescindível apresentar a carteira de vacinação. Quem perdeu a carteira, deve retirar uma segunda cópia na Secretaria de Saúde (Avenida João Páffaro, 1615, Pinheirinho), levando documento com foto e CPF, de segunda a sexta, das 9h às 15h.

A segunda dose da vacina AstraZeneca deve ser aplicada 56 dias após a administração da primeira dose. A segunda dose da Coronavac deve ser aplicada 28 dias após a administração da primeira dose. A segunda dose da Pfizer deve ser aplicada 21 dias após a administração da primeira dose nos maiores de 18 anos de idade e 56 dias após a primeira dose para a faixa etária de 5 a 17 anos de idade.

Para receber a terceira e quarta dose da vacina é preciso respeitar o intervalo de quatro meses completos após a dose anterior no caso de Coronavac, Pfizer e Astrazeneca. No caso da Janssen, são 61 dias depois da dose única. Além da carteira de vacinação, que é obrigatória, para receber a segunda dose ou dose de reforço, é necessário apresentar documento com foto e, para os menores de idade, ir acompanhado de um responsável legal. 

Sábado da Vacina – Sem necessidade de agendamento 

Crianças e adultos
Centro Médico – Avenida Presidente Castelo Branco, 1.375, das 8h às 16h

Vacinação de segunda-feira a sexta-feira (exceto feriado)

Crianças de 5 a 11 anos
UBS Vila Planalto – Rua Brasília, 273, Vila Planalto, das 7h30 às 10h30
UBS Dr José Osmar Meirelles dos Santos – Rua Agenor de Matos, 170, Capela – Das 12h15 às 15h30

A partir de 12 anos
Policlínica – Rua Juliana Von Zuben Dêgelo, 90, Capela – Das 7h30 às 16h
Centro Médico Dr. Manoel Matheus Neto – Avenida Presidente Castelo Branco, 1.375, Jardim São Matheus – Das 12h15 às 16h, com entrega de senhas até 15h30
UBS Vila João XXIII – Rua Artur Biancalana, 120 – Das 12h15 às 16h
UBS Jardim Três Irmãos – Rua Agenor Gallo, s/nº, Jardim Três Irmãos – Das 12h15 às 16h

Leia anterior

Dia da Educação Inclusiva tem peça e diversão no Residencial São José

Leia a seguir

Prefeitura de Indaiatuba divulga programação dos 30 anos do Maio Musical