News

Dona Neusa contribui para a formação de bons profissionais e bons cidadãos até nos dias atuais

São 55 anos de trabalho incessante como mestra apaixonada e dedicada aos seus alunos

A entrevistada desta semana na coluna ‘Mestre por Paixão’, que vem sendo sucesso neste semanário, é a professora Dona Neusa, como era conhecida carinhosamente pelos alunos do SESI, em Tempos idos e Teacher Neusa como é agraciada nos tempos de hoje.

Neusa de Lourdes Fernandes iniciou sua entrevista com uma das frases de Paulo Freire, que gosta muito: “Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar.”

Ela conta que começou seus estudos, desde criança, no Instituto de Educação Carlos Gomes de Campinas. Onde permaneceu por muitos anos. Cursou todo o Ensino Fundamental e o Curso Colegial de Formação de Professores Primários, sendo, portanto, “Normalista”, como eram chamadas. Terminou seus estudos nessa famosa e querida escola, com o Curso de Aperfeiçoamento em Educação, no ano de 1967.  Segundo a mestra, foi assim, que iniciou sua trajetória como professora, em meados de agosto desse mesmo ano, no CE SESI 102, em caráter temporário, 6 meses, como professora substituta.

Ela conta que no final do contrato abriu-se um Concurso no SESI e a partir de 1968 foi admitida como professora concursada no CE SESI 299, lecionando para crianças (1º ao 4º ano). Trabalhando e estudando muito, em 1975 concluiu a sua formação universitária em Letras – Português/Inglês, com licenciatura plena, pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de São João da Boa Vista – SP. Lutando por seu objetivo, continuou seu caminho fazendo o Curso de Extensão Universitária em Língua Inglesa na PUC-Campinas.

“De repente, portas se abriram e me vi dando aulas de Português e Inglês nos Centros Educacionais SESI 234, 299 e 404. A correria era muita. A partir de 1997, fixei todas as aulas de Inglês no SESI 299, onde trabalhei até 2003, embora já tivesse sido aposentada em 1993”, conta Dona Neusa.

Em 1997, foi convidada para dar aulas na “WIZARD IDIOMAS”, concomitante com o SESI. “Fiz muitos amigos nessa escola e continuo o meu trabalho lá até hoje e, assim, fui repaginando minha história”, ressalta a professora.

Através de um processo seletivo em 2008, em Valinhos trabalhou em várias escolas municipais. Conheceu novas pessoas e a bagagem profissional foi aumentando. Dona Neusa cont6a que teve uma experiência fantástica ao trabalhar na Escola Municipal, no Bairro São Bento, dando aulas de português e inglês para “EJA” no período noturno.  E ressalta, que por lá fez amizades maravilhosas.

“Entreguei-me de corpo e alma, fiz o meu melhor em prol da Educação de Jovens e Adultos, respeitando a individualidade de cada um”

Dona Neusa

Mudando de ares, foi trabalhar em Itatiba, sendo mais uma vez avaliada pelo processo seletivo (2016 a 2018).

“Em todos os lugares por onde passo, creio eu que contribuo para a formação de bons profissionais e bons cidadãos. A tolerância, paciência, carinho e a firmeza nas minhas atitudes, estão sempre presentes no decorrer desses 55 anos de trabalho incessante! Reunindo competências, habilidades, planejamento para desenvolvimento da aprendizagem, vou conseguindo galgar meus objetivos. Portanto, é com muito orgulho que afirmo – Sou professora por PAIXÃO, sim!”, declara a queridíssima professora.

Dona Neusa é campineira, mas se considera valinhense, pois mora aqui há 48 anos.  Diz que passou a maior parte da sua vida nessa cidade e guarda muitas recordações das escolas SESI, que jamais serão esquecidas.

“Uma delas, minha viagem à Amazônia, por ocasião do Sesquicentenário da Independência do Brasil, prêmio patrocinado pelo SESI, ao aluno e professor orientador, através da melhor produção de texto sobre a comemoração histórica, abrangendo todos os alunos da rede SESI do estado de São Paulo (1973). Foram 30 dias inesquecíveis, viajando por esse Brasil, conhecendo as belezas naturais da nossa Floresta Amazônica, o Pulmão do Mundo!”, recorda a mestra.

A professora relata, também, inúmeras lembranças, como: desfiles homéricos, festas juninas, teatros, culminâncias de projetos, excursões, família e escola juntas, iluminando caminhos, trazendo benefícios à sociabilidade do aluno e também ao processo educacional. “Corpo docente coeso, comprometido, muita união! Alunos motivados, professores determinados, sucesso garantido!”, salienta Dona Neusa.

Quanto à mudança da educação nas escolas atuais, ela diz que apresenta avanços significativos, inovações tecnológicas, mas que é preciso também que elas se atualizem, que ajudem os jovens a lidarem melhor com isso, promovam uma cultura digital, orientando-os a terem equilíbrio no uso e segurança na internet. E evidencia que a tecnologia torna as aulas mais dinâmicas, favorece a interdisciplinaridade, a interação, o compartilhar de conteúdos.

Dona Neusa acredita, também, que a escola atualmente deve dar uma atenção especial às competências socioemocionais, para que o aluno tenha melhor qualidade de vida, estabelecendo relações mais saudáveis, evitando assim conflitos na escola. Nesses novos tempos, a professora diz que procura ser resiliente em tudo que faz, buscando estratégias diversificadas para lidar com seu emocional a fim de que possa superar as adversidades que surgem no decorrer da vida.

A professora relata alguns de seus hobbies, como: leitura, jardinagem (paisagismo), cuidado com a parte espiritual, fazendo minhas leituras e orações diárias, conversando com Deus. Afirma, também, que adora ouvir música de qualidade e gosta de escrever, registrar seus sentimentos.

“Sou uma profissional realizada? Sinto que ainda tenho muitas coisas a aprender e muitas a realizar, mas fico muito feliz ao ver meus ex-alunos sendo profissionais bem sucedidos e bons chefes de família. Hoje em dia, sou professora dos filhos deles!”, considera Dona Neusa.

Ela diz que tem alguns grupos de alunos do SESI e da WIZARD nas redes sociais e sempre que pode deixa uma mensagem de carinho a eles.

Quanto aos professores e gestores, diz se contatar com os mais íntimos, quase que diariamente. “Trocamos mensagens que fortalecem o nosso espírito. Vez ou outra, partilhamos nossas tristezas e desabafos também e sempre uma palavra de consolo chega até nós. Muitas vezes a saudade nos invade e relembramos alguns amigos que já estão vivendo um novo início, a Vida Eterna como: Lucinha Burato, Dona Alcinda, Lucinda Capovila, Fany Moleta, Marli Borelli, Maria Elisa, Lúcia Perez e Muller. Que todos descansem junto ao Pai!”, enfatiza Dona Neusa.

Quando perguntado se incentivaria um jovem a ser professor dela disse: “Não, porque cada um tem sua habilidade. Ele deve escolher a profissão de acordo com suas expectativas, seus objetivos, seus sonhos”.

No que diz respeito à concentração das unidades SESI, achou uma ideia fantástica, pois para ela vivemos num mundo globalizado. “Todos trabalhando unidos com a mesma finalidade – EDUCAR!”, salienta a professora.

“Educação, muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo!” – Paulo Freire.

A professora Neusa conclui a entrevista com uma belíssima mensagem de agradecimento:

O meu agradecimento vai para todos os gestores dos Centros Educacionais SESI, que sempre me apoiaram e elogiaram o meu trabalho durante todos esses anos dedicados à educação, contribuindo muito para meu sucesso profissional. Agradeço também aos gestores das Escolas Municipais por onde passei e que me receberam com tanto carinho e consideração ao meu trabalho. Aos meus queridos ex-alunos, deixo aqui o refrão de uma música que marcou a minha e talvez a sua história, feita em 1971, há 50 anos e que continua atual.

“YOU MAY SAY I’M A DREAMER BUT I’M NOT THE ONLY ONE I HOPE SOMEDAY YOU’ LL JOIN US AND THE WORLD WILL LIVE AS ONE”. – John Lennon. Beijos no coração de todos, Teacher Neusa.

Leia anterior

Dona Beth conta que o gosto por ensinar já estava presente desde sua infância

Leia a seguir

Murilo Benício desafiado pelo personagem