News

Murilo Benício desafiado pelo personagem

Atualmente interpretando o machista Tenório, em “Pantanal”, o ator quer mostrar a realidade e mobilizar a opinião pública quanto a este comportamento tão nocivo

A trama da novela “Pantanal” chegou aos dias atuais e novos personagens prometem uma reviravolta na história. Assim como revelações de segredos que estavam bem escondidos poderão modificar o destino de personagens que aparecem desde o início do enredo.

Um deles será a família secreta de Tenório (Murilo Benício). Na fazenda que ele tem no pantanal moram sua mulher, Maria Bruaca (Isabel Teixeira) e sua filha, Guta (Julia Dalavia). Machista, mal-educado e durão, Tenório está bem longe de ser o marido e pai ideal. Muito ao contrário. Arrogante e interesseiro, Tenório sonha em casar Guta com o filho de Zé Leôncio (Marcos Palmeira) e assim, no futuro, aumentar o seu poderio sobre as terras na região. Mas, o destino tem outros planos para a vida de Tenório.

Ele esconde um “segredo cabeludo”. Tem outra família. Também é casado com Zuleica (Aline Borges) e com ela tem mais três filhos: Marcelo (Lucas Leto), Roberto (Cauê Campos) e Renato (Gabriel Santana). Em um futuro bem próximo, Guta vai se envolver com Marcelo. Eles nem imaginam que são meio-irmãos. A situação deixará Tenório enfurecido. Paralelamente, Maria Bruaca começará a passar por uma mudança interna, sua autoestima e personalidade crescerão. Ela florescerá como mulher e se rebelará contra os maus tratos de Tenório. Em parte, o responsável por essas mudanças será o chalaneiro Eugênio (Almir Sater), mas para saber melhor sobre isso, somente seguindo a novela.

Voltando a falar sobre o personagem Tenório, o ator Murilo Benício contou que tem sido um desafio fazer esse papel na história de “Pantanal” porque a situação mostrada na ficção quanto o relacionamento de Tenório com Maria Bruaca e Guta é a realidade de muitas famílias, é a realidade de muitas mulheres pelo mundo afora. Por isso, ele fez questão de conversar com o autor Bruno Luperi para que ele fosse bem realista ao escrever as cenas do seu personagem porque essa é uma maneira de prestar um serviço ao público e de ser solidário com essa realidade.

A expectativa é que até o final da novela Tenório seja punido por seus atos, ou que ele reconheça seus erros e mude de atitude, mas isso somente o novelista Bruno Luperi é quem sabe, afinal é ele quem decide o destino dos personagens, apesar de estar se mantendo fiel ao texto original escrito por seu avô, Benedito Ruy Barbosa. Na versão original mostrada em 1990, Tenório morre assassinado, transpassado por uma lança. Bom, talvez o mais esperado seja que na história atual Tenório reconheça seus erros, mas somente isso não seja suficiente para sua redenção. É esperar e conferir.

Falando da vida real, Murilo Benício tem feito com sucesso o seu papel em “Pantanal”. E não está com medo da opinião pública. Explicando melhor, é comum o ator ou atriz ser alvo do ódio dos telespectadores por causa de atitudes de seus personagens. Ele quer mesmo é mostrar a realidade.

Murilo Benício estreou na televisão em 1993 e coleciona personagens de sucesso. A primeira novela foi “Fera Ferida” e depois foi emendando um trabalho ao outro, sempre na Globo e contabilizando 27 produções; atualmente além de “Pantanal”, ele também pode ser visto interpretando Diogo, Lucas e Leandro, na novela “O Clone” que está sendo mostrada no “Vale a Pena Ver de Novo”. O artista também tem sua marca no cinema nacional com 18 filmes, sendo o mais recente “O Caminho da Vitória”, rodado neste ano. Além de espetáculos teatrais.

Nascido Murilo Benício Ribeiro, em Niterói, no Estado do Rio de Janeiro, no dia 13 de julho de 1971, o interesse pela arte de interpretar apareceu quando ele tinha onze anos. E foi nesta mesma época que ele começou a estudar teatro na escola Teatro O Tablado, no bairro Jardim Botânico, no Rio de Janeiro. Ele fazia o percurso de Niterói ao Rio de ônibus.

Além de atuar, Murilo Benício também é diretor de cinema. Em 2017, ele produziu com seus próprios recursos o filme “Beijo No Asfalto”, todo gravado em preto e branco. No ano seguinte, escreveu e dirigiu “Pérola”, seu segundo longa-metragem.

Murilo Benício é avesso a badalações e procura sempre manter a vida pessoal afastada dos holofotes. Ele já namorou várias famosas. Entre 1995 e 1999 viveu com a atriz Alessandra Negrini e com ela tem o filho Antônio, atualmente com 26 anos; de 1999 a 2002 namorou Carolina Ferraz; depois namorou e morou com Giovanna Antonelli e com ela tem o filho Pietro, que tem 17 anos. Posteriormente relacionou-se com Guilhermina Guinle, com a cenógrafa Andréa de Souza, com a atriz Débora Falabella com que ficou durante sete anos. E ainda com a novelista Manuela Dias. No final do ano passado foi noticiado que Murilo havia engatado um romance com a jornalista Cecília Malan, correspondente da Globo na Inglaterra. Ela mora em Londres. No entanto, como sempre, ele tem sido bem discreto.

E assim a vida segue. O que interessa mesmo para o artista é mostrar o seu trabalho. E vamos concordar que ele sabe interpretar.

Leia anterior

Dona Neusa contribui para a formação de bons profissionais e bons cidadãos até nos dias atuais

Leia a seguir

“Câmera Oculta” 12 de abril de 2022