News

Alegria e Autoestima é o segredo para ser feliz em qualquer idade

Procurar sempre motivos para sorrir, não importa o que
aconteça. Esse parece ser o segredo principal para se manter jovem para sempre
Movimentar o corpo é fundamental em qualquer fase da
vida. Além de benefícios físicos, o exercício também produz bem-estar e é excelente
para o equilíbrio mental
GB Imagem

 Acredite, isso ainda acontece. É mais comum do que você pensa. À medida que o corpo da  mulher envelhece, pode ser que ela também perca a vaidade. A explicação é que a acentuada queda nos hormônios femininos e a consequente mudança que isso provoca no organismo e na aparência leva também à queda da autoestima. E, até poderíamos arriscar a dizer que a necessidade de confinamento por causa da pandemia que ainda não acabou ditou mudanças no comportamento de algumas pessoas que deixaram a vaidade em segundo plano.

Mas, voltando a questão de envelhecer. Não é possível livrar-se da velhice! Nenhum ser humano conseguirá essa façanha porque se trata de um processo natural da vida, mas o que se pretende dizer é que se pode envelhecer com saúde, beleza e boa qualidade de vida.

O Ministério da Saúde recomenda que se visite o médico pelo menos uma vez por ano para prevenir, identificar e combater as doenças no início, facilitando o tratamento e a proteção da saúde. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não se trata de “procurar doenças” e sim de fazer um levantamento das condições da pessoa, de modo que ela possa corrigir qualquer problema ainda no início ou mudar seus hábitos de vida para garantir mais saúde na Terceira Idade.

O alimento é fundamental para a manutenção de todos os nossos processos vitais. Quase tudo que somos fisicamente é resultado do que comemos. Uma dieta adequada é aquela que assegura a ingestão equilibrada de açúcares, gorduras, proteínas, vitaminas, sais minerais, água e fibras. Assim, ao pensar em dieta, pense em que só a variedade pode garantir esse equilíbrio. O abuso de qualquer tipo de alimento em detrimento de outros pode trazer prejuízos.

Veja as regras de ouro para todas as idades: evite frituras, comidas e bebidas industrializadas, gorduras de origem animal e excesso de sal ou açúcar. Frutas, verduras e legumes variados e água são bem-vindos em grande quantidade. Prefira os cortes magros da carne de boi e a carne de peixes e aves. Não passe fome: faça seis refeições por dia: café da manhã, almoço e jantar mais reforçados, e três pequenos lanches entre eles.

Não se deixe seduzir por modismos, pela dieta que o médico prescreveu para a sua vizinha ou por essa ou aquela pesquisa, reportagem ou artigo: não há milagres para se reduzir ou manter o peso. Apenas a mudança de hábitos, produzida com muito esforço, disciplina e persistência é capaz de proporcionar equilíbrio nutricional e saúde.

O cuidado para não cair começa aos 40. Com a idade, as quedas vão se tornando potencialmente mais danosas; comece agora a mudar seus hábitos e pense no que pode ser melhorado nos ambientes onde você mora e trabalha.

Cuidado com a escolha dos sapatos: prefira os mais confortáveis, sem salto e com solados aderentes ao piso.

Evite usar tapetes confeccionados em materiais lisos e escorregadios nos pisos, ou ceras e polimento. Desníveis ou degraus são indesejáveis e, nas calçadas, cuidado redobrado.

Banheiros, áreas de serviço e cozinhas, em que o chão costuma ser liso e ficar molhado, devem ter tapetes de borracha antiderrapantes. Remova, para sempre, aquele tapete ao lado da sua cama.

E como se manter elegante? Fique antenada nas dicas de moda. Opte por modelos que lhe confiram jovialidade e que traduzam a sua alegria de viver. Não tenha receio de se expor na praia, não tenha vergonha das marcas que a vida deixou em seu corpo. Lembrando que existem tratamentos estéticos que melhoram muito a celulite, flacidez e estrias.

No cabeleireiro, opte por cortes modernos, se preferir use coloração nos fios, mas você também pode assumir os fios brancos sem problemas. Faça escolhas que lhes farão feliz e contente.

Não negligencie a manicure e pedicure. É comum o ressecamento da pele dos pés, por isso use hidratantes especiais para esta área do corpo. A pele do corpo também fica mais seca, use e abuse dos cremes hidratantes.

Para o rosto, use cremes nutritivos à noite. Durante o dia, não se esqueça do protetor solar e use maquiagem. Existem bases maravilhosas que dão um aspecto ótimo à pele.

Acima de tudo, olhe-se no espelho e tenha orgulho da imagem que ele reflete.

GB Imagem

Leia anterior

Sessão da Câmara de Valinhos analisa vários projetos nesta terça-feira (26/04)

Leia a seguir

Conscientização e Cidade Limpa: Operação Cata-Bagulho tem início neste mês de maio