News

Campinas amplia serviços no segmento de saúde e bem-estar

Entre as dez cidades do mundo que mais realizam eventos de negócios, o município paulista está investindo maciçamente em clínicas de massagens e spas para proporcionar a moradores e turistas melhor qualidade de vida, com terapias alternativas para relaxamento e momentos de prazer

A apenas 100 quilômetros da Capital paulista, Campinas é uma das cidades mais desenvolvidas do país, com uma economia forte e em pleno crescimento. Conhecida como “Vale do Silício brasileiro”, é um dos principais polos tecnológicos da América Latina e concentra 30 das 500 maiores empresas de alta tecnologia do mundo.

Com 1,215 milhão de habitantes, Campinas ancora uma região metropolitana com 20 municípios, como Sumaré, Americana, Indaiatuba, Hortolândia, Jaguariúna, Santa Bárbara d’Oeste, Valinhos, Itatiba e Paulínia, e uma população de mais de 3 milhões de pessoas, formando a décima maior área metropolitana do Brasil.

Conta ainda com excelência em educação, com acesso às conceituadas Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Quanto aos atrativos turísticos, o principal parque urbano da cidade é o Parque Portugal, mais conhecido como Taquaral. Nele há um ginásio esportivo, uma rota de bonde que circunda a lagoa, o Planetário. Outras atrações são o Bosque dos Jequitibás, que em seu interior abriga um minizoo e o Museu de História Natural.

Já o mirante no alto da Torre do Castelo permite uma vista quase completa da cidade a partir de suas seis amuradas. Há também a Estação Cultura, que ocupa as instalações da antiga estação ferroviária da cidade.

É neste ambiente que segmentos como saúde, beleza e bem-estar desenvolve-se fortemente, a exemplo das terapias alternativas, no caso, as massagens terapêuticas e sensuais.

Suave e aplicada no corpo inteiro, a massagem sueca é uma das mais conhecidas, sendo voltada a pessoas que recentemente começaram com esta terapia, em função de sofrerem com tensões de tendões e músculos. É feita com uma combinação de movimentos longos e fluidos, na direção do coração, e circulares profundos, acompanhados com vibrações e batidas.

A massagem com pedras aquecidas é indicada para quem têm dores e tensões musculares ou que apenas precisa relaxar. Elas são colocadas em determinados pontos do corpo, ajudando a melhorar o fluxo sanguíneo e aliviar a dor. Ao mesmo tempo, o massagista pode segurar uma pedra e massagear diferentes partes do corpo com pressão suave.

Criada na Índia, a ayurvédica é uma massagem profunda, feita com óleos vegetais e essenciais, preparados com ervas medicinais. É realizada com movimentos de tração e alongamentos, estimulação de pontos e órgãos vitais.

O shiatsu, por sua vez, é usado para prevenir e diminuir o estresse, atuando contra ansiedade, artrite, dor nas costas, constipação, dor de cabeça, insônia, problemas menstruais, dor no pescoço e ombro, síndrome pré-menstrual, ciática e sinusite.

Sensuais

Parte da população de Campinas e toda sua região metropolitana tem se interessado cada vez mais por temas relacionados ao bem-estar e a procura por novas experiências, refletindo no crescente número de buscas por massagistas em Campinas especializados em técnicas de massagem como a sensitive, a tailandesa, a nuru e a tântrica.

A sensitive estimula as zonas erógenas de homens e mulheres, a partir de movimentos contínuos e suaves e toques feitos com as pontas dos dedos. A massagem ajuda a eliminar tensões e promover uma conexão física, emocional e energética.

A tailandesa, por outro lado, é indicada para pessoas que desejam uma forma de atividade mais intensa, com vistas a reduzir a dor e o estresse. Além disso, ajuda a melhorar a flexibilidade, a circulação e os níveis de energia. O terapeuta usa as palmas das mãos e os dedos para aplicar uma pressão firme no praticante.

Técnica de massagem japonesa, a nuru é realizada com um ou mais massagistas, que usam uma loção de massagem incolor e inodora. Isto desencadeia fortes sensações táteis para aliviar o estresse. A terapia relaxa a musculatura, desintoxica o organismo, provoca maiores sensações de prazer e faz com que o parceiro ou a parceira sinta-se muito bem. Bastante conhecida no Brasil, a massagem tântrica proporciona diversos benefícios aos praticantes, como o despertar da sexualidade, ajudando inclusive a resolver bloqueios de ordem emocional, visto que a técnica favorece o autoconhecimento do corpo. A técnica leva em consideração o corpo em seus pontos vitais, que são ativados durante a massagem corporal por meio de uma leve pressão de pontos específicos.

Leia anterior

APAE anuncia 14º Porco Turbinado seu tradicional evento

Leia a seguir

Prefeitura de Valinhos contrata novos médicos psiquiatras para CAPS Infantil