News

Aumento em casos de sarampo

OMS alerta sobre o aumento de 80% nos casos de sarampo, milhões de crianças em risco.

Campanha de vacinação contra sarampo e outra doenças em todo mundo acabou sendo interrompida pela pandemia do coronavírus, segundo a Unicef e a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma “tempestade perfeita” que pode colocar em risco a vida de milhões de crianças.

De acordo com dados das agências da ONU, mais de 17.300 casos de sarampo foram relatados ao redor do mundo no começo desde ano em janeiro e fevereiro, em comparação com cerca de 9.600 durante o mesmo período do ano anterior.

Considerando a pandemia, os números podem ser ainda maiores pelo comprometimento dos sistemas de vigilância.

A Somália registrou o maior número de casos de sarampo nos últimos 12 meses, com mais de 9.000, segundo os dados da ONU. Em seguida vem, Afeganistão, Nigéria e Etiópia. Outra preocupação é o deslocamento de milhões de pessoas pelos conflitos e crises na Ucrânia e em ouros países, isso aumenta o risco de epidemias.

Vacinas em atraso

A doença considerada altamente contagiosa é evitável por meio de vacina. Porém, em 2020, 23 milhões de crianças em todo o mundo não receberam as doses  infantis básicas, o número mais alto desde 2009 e 3,7 milhões a mais do que em 2019, segundo a OMS e a Unicef.

“A pandemia de covid-19 interrompeu os serviços de imunização, os sistemas de saúde ficaram sobrecarregados e agora estamos vendo um ressurgimento de doenças mortais, incluindo o sarampo. Para muitas outras doenças, o impacto dessas interrupções nos serviços de vacinação será sentido por décadas”

alertou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

“Agora é a hora de retomar os programas de imunização e lançar campanhas de recuperação para que todos possam ter acesso a essas vacinas que salvam vidas”

reforçou.

O sarampo é uma doença causada por um vírus que é facilmente transmitido de um indivíduo para outro através de secreções, carregadas pelo ar, basta um espirro ou um beijo para que ele seja propagado. As complicações mais graves incluem cegueira, inchaço cerebral e infecções respiratórias graves. Em alguns casos, a doença pode ser fatal.

As vacinas contra sarampo, caxumba, rubéola e catapora estão disponíveis na rede pública e privada. Basta comparecer ao posto de saúde mais próximo e tomar a vacina.

Leia anterior

Prêmio acumulado da Mega-Sena será sorteado nesta quinta

Leia a seguir

USP realiza pesquisa que alerta sobre variantes perigosas nos próximos meses