News

A dança tem o poder de captar e transmitir traços particulares de diferentes culturas através do tempo

Valinhos é um grande celeiro de profissionais de excelência na dança.

O Dia Mundial da Dança é comemorado anualmente em 29 de abril, data é destinada a homenagear uma das manifestações artísticas mais animadas e antigas que existem: a dança! Existem diversos estilos de dança diferentes, cada um com a sua própria personalidade. Esta data busca a valorização dessas identidades distintas. A comemoração foi criada em 1982 pelo Comitê Internacional da Dança (CID) da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). O 29 de abril foi escolhido como Dia Mundial da Dança em homenagem a data de nascimento de Jean-Georges Noverre (1727-1810), um mestre do balé francês. Noverre foi bailarino e professor de balé, e ficou conhecido por ter escrito uma das obras sobre a dança mais importantes da história, Lettres sur La Danse ou “As Cartas Sobre a Dança”, em português. E por coincidência, a data está associada a uma personalidade brasileira de importância no balé, Marika Gidali, bailarina co-fundadora do Ballet Stagium em São Paulo, que também nasceu no dia 29 de abril.

Grandes Bailarinos Valinhos

Por ser uma arte presente em todas as culturas, homens e mulheres de várias nacionalidades elevaram à dança a um nível de excelência. E em Valinhos não é diferente, o município conta com excelentes profissionais da dança e veja o que eles falam sobre o significado da dança na vida deles:

“A Dança entrou na minha vida aos 17 anos e foi um amor platônico. Ela representa meu passado, meu presente é meu futuro. Está presente na minha vida 24 horas por dia e 365 dias por ano”, Alex kiton, Espaço D Centro de Artes.

“A dança influencia minha vida desde sempre, comecei a dançar com 6 anos. A dança para minha vida representa disciplina, dedicação, persistência em todos os aspectos da minha vida, sempre foi essencial!”, Kiki Scannapieco – Studio KS clube atlético Valinhense.

“A dança tem influenciado minha vida desde meus 08 anos de idade. Assim pequena, eu já tinha certeza que era esse o universo ao qual eu pertencia. A dança foi acima de tudo minha escolha profissional, é como uma missão de vida muito bem escolhida. Hoje sou Professora, Diretora, Empresária que ajuda a realizar sonhos, além de desempenhar um papel fundamental na sociedade, através da arte. A dança representa meu mundo, ela me alivia de todo o estresse do cotidiano e me faz respirar com alegria, paz e esperança, me faz viver a vida de uma forma mais leve. Dançar representa a vida em toda sua plenitude. Viver da dança, viver com a dança, viver para a dança é mais que um motivo para comemorar este dia tão especial. Viva o dia da dança!”, Lisiane de Lima – Academia de Danças Viva Arte.

“Desde anos 2000 a dança faz parte do meu cotidiano, e representa a liberdade, liberdade de alma, liberdade de espírito e liberdade da mente. A dança é algo tão bom e tão puro que além de tudo ela é uma terapia”, Thiago Santana – Circus aero e danças e Sport Site.

“A dança influência minha vida desde pequena, sempre gostei muito de dançar e me movimentar. Começei a dançar com 3 anos e não parei mais, iniciei com o ballet e depois fui para as outras modalidades, como: jazz, sapateado, contemporâneo e para as artes circenses também. A dança pra mim representa tudo, é a junção do corpo e da alma unidos a música e o movimento. É a melhor maneira de me expressar e me conectar com meu corpo, me sentir bem, mesmo em dias difíceis, pois para mim dança me acalma, me relaxa. A arte me encanta e poder encantar as pessoas com a minha arte é mágico!! Como diz Ferreira Gullar, “A arte existe porque a vida não basta”, Larissa Bérgamo Fassini – Academia Circus.

“A dança entrou na minha vida muito cedo, aos 5 anos comecei a dançar por orientação médica devido a crises frequentes de bronquite. Desde então tornou-se uma paixão que continua até hoje. A Dança hoje representa o que há de melhor em mim, é meu trabalho e é através dela que durante 30 anos venho realizando transformações na vida das pessoas que chegam até a mim com o intuito de aprender a dançar. A dança nos transforma em pessoas melhores e é muito bom poder fazer parte desta transformação.”, Ligia Loschi – Centro Artístico Ligia Loschi

“A dança entrou na minha vida, por volta dos meus 10 anos de idade. E há 19 anos que estou tomado por este amor incondicional, pela arte de dançar. Ela influência em todos os aspectos da minha vida, me trazendo um jeito leve de viver. Diria que a minha alma é a dança. A dança é TUDO!!! De fato, ela foi um divisor de águas na minha vida, onde me permitiu estar em lugares do mundo que nunca imaginei estar. É uma arte de expressar os meus sentimentos, e de deixar o corpo em completa harmonia com o mundo!”, Bruno Habib – professor Dança do Ventre e coreografo.

“Desde crianças a dança chegou em nossas vidas e aos poucos descobrimos que este era o nosso caminho, e foi se tornando a nossa paixão, o nosso alimento que nos impulsiona até hoje em busca do crescimento, conhecimento e o compromisso de instruir, orientar e formar. Somos muito felizes por termos feito esta escolha em nossas vidas. Poder realizar e proporcionar sonhos, magia, que os bailarinos possam dar continuidade ao desejo de viver desta nobre arte!! A Dança!! Em 1981 abrimos nossa escola, a Academia de Danças Corpo Livre e construímos juntas um caminho ganhando maturidade, experiências e até hoje em constante crescimento. Hoje somos uma equipe, uma escola que possui pessoas e profissionais especiais e altamente comprometidos com o nosso trabalho. Temos buscado ao longo de nossa carreira como bailarinas, diretoras e gestoras em Dança deixar um legado e o exemplo de como conduzir e formar bailarinos para esta linda profissão. Que cada um consiga sempre ser o guia e o protagonista de sua história.”, Gláucia Rosana Maria Pisciotta e Elisete J. Spadaccia Academia de Dança Corpo Livre.  

“A dança faz parte da minha vida desde criança, meu pai trabalhava no antigo cine Saturno e eu sempre estava lá junto com ele assistindo os espetáculos que ficavam em cartaz e junto com isso ele e minha mãe sempre estiveram presentes na antiga casa da Cultura e eu assistia as aulas de jazz e de ballet que aconteciam lá, aquele ambiente sempre me encantou, até que um dia a professora de jazz Marisley Marques me chamou pra começar a fazer as aulas dela. Hoje sou muito grato por esse convite, porque depois disso eu percebi que era isso que eu queria para minha vida.  A dança sempre foi tudo, meu círculo de amizades foi criado todo nesse meio, os meus melhores amigos são artistas. A dança sempre me ajudou em momentos bem difíceis, onde eu precisava extravasar meus sentimentos e é nas aulas e coreografias que eu coloco tudo para fora”, Danilo Coelho – Centro Cultural Vicente Musselli e diretor do Corpo de Baile de Valinhos.

“A dança sempre esteve presente na minha vida e de forma natural. Quando pequena, minha brincadeira favorita era dançar, então, quando entrei nas aulas de ballet aos 08 anos, já tinha certeza de que era isso que queria para minha vida e é o que faço até hoje. A dança é o meu refúgio, é onde consigo me expressar e me sentir livre.”, Nathália Lisiê Pozzuto Borelli – Bailarina do Corpo de Baile do Centro Cultural de Valinhos.

Leia anterior

Valinhos fica na 10ª colocação no Ranking Estadual da 24ª edição dos Jogos da Melhor Idade

Leia a seguir

Proprietários de imóveis que possam propagar a dengue poderão ser multados em Valinhos