News

Baixa vazão do Rio Atibaia prevê severa estiagem na região até julho

Expectativa de seca preocupa a região diante de baixa vazão do Rio Atibaia.

Conforme previsão do Consórcio das Bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), após atingir 65% do volume de chuva esperado para abril, a região de Campinas deve ter pela frente um período severo de seca em maio, junho e julho.

A PCJ através do seu coordenador de projetos informou que até o momento choveu 37 milímetros dos 57 milímetros da média histórica, o que aflige por conta dos níveis dos reservatórios que abastecem a região e o estado.

A grande reserva hídrica do Estado, o Sistema Cantareira, a chuva está em 16% da média histórica. Os meteorologistas apontam que maio, junho e julho terão chuvas abaixo da média histórica o que ressalta que que haverá estiagem severa.

Segundo dados registrados durante o monitoramento do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), há a vazão 33% abaixo do esperado no ponto de captação de Valinhos. E o Rio Atibaia apresenta os reflexos da estiagem em baixa, já que a vazão registrada este mês é de 12,49 metros cúbicos por segundo. No ponto de captação de Valinhos, por exemplo, a vazão é de 18,87 metros cúbicos por segundo, índice 33% abaixo da média para o mês.

A responsável pelo monitoramento do panorama hídrico em todo o estado de São Paulo, a sala de situação do Daee aponta que os últimos anos têm sido críticos. E explica que a piora foi indicada após observação em 50 estações espalhadas pelo território paulista.

Leia anterior

Valinhos intensifica controle do vetor da Dengue com serviço de busca ativa

Leia a seguir

Valinhos fica na 10ª colocação no Ranking Estadual da 24ª edição dos Jogos da Melhor Idade