News

Dia do Trabalho: Data tem origem em uma greve histórica, realizada em 1º de maio de 1886, nos Estados Unidos

No Brasil a menção ao dia 1º de maio começou na década de 1890.

Desde o final do século XIX, nos Estados Unidos da América, Brasil e vários outros países, o dia 1º de maio é conhecido como o Dia do Trabalho. Esta data foi escolhida devido a uma onda de manifestações e violentos conflitos que começaram com uma greve geral. Essa greve paralisou os parques industriais da cidade de Chicago em 1ºde maio de 1886 e resultou em forte repressão policial, que estimulou ainda mais manifestações.

A formação da classe operária demandou uma série de necessidades que nem sempre era efetivamente cumprida pela burguesia industrial. As horas trabalhadas eram, muitas vezes, excessivas e a relação entre empregado e empregador nem sempre era amistosa. Nesse contexto, surgiram os sindicatos e os movimentos de trabalhadores.

Já no caso específico do Brasil, a menção ao dia 1º de maio começou na década de 1890, quando a República já estava instituída e começava um processo acentuado do desenvolvimento da indústria brasileira. E até hoje a data é comemora os direitos e os deveres dos trabalhadores encarregados de fazer permanentemente o motor da nação. Em comemoração a esta data buscamos alguns trabalhadores e questionamos: Qual a importância e a representatividade do seu trabalho para sociedade?

“O local onde trabalho tem um papel fundamental na qualidade de vida em Valinhos, pois é por meio do DAEV que temos o privilégio de termos água potável nas torneiras de nossas casas e o benefício do saneamento básico. Assim, meu local de trabalho possibilita uma vida mais digna e com saúde às pessoas.”, Patrícia Dangl Tabet – Agente Administrativa há 14 anos no DAEV.

“O advogado presta assessoria e consultoria jurídica e, especialmente, postula os interesses das pessoas em juízo ou fora dele, protegendo os cidadãos, assumindo papel decisivo na busca de uma sociedade mais justa e fraterna!”, Dr. Wilson Vilela – Advogado.

 “Minha profissão ajuda a aliviar o sofrimento, uma dor, uma doença, que faz com que me sinta útil e valorizado. A profissão de farmacêutico é isso! E o que me impulsiona para frente, e me move ali é a paixão por atender as pessoas.” Flávio Ferrero – Droga 11.

“É gratificante acompanhar o quanto o povo valinhense é trabalhador, o quanto se dedica para a construção de uma cidade mais justa e fraterna, o quanto se envolve para trazer mais qualidade de vida e bem-estar à sua família. E isto, para Valinhos, é motivo de muito orgulho. Hoje, na missão que exercemos, buscamos de forma íntegra, inovadora e com muito trabalho solidificar políticas públicas, sobretudo sociais, que possam favorecer as conquistas do povo valinhense, buscando parcerias para aumentar a oferta de emprego e renda e, ao mesmo tempo, colocando em prática ações que tornem a cidade, de fato, um berço de desenvolvimento sustentável com bem-estar a todas as famílias.”, Prefeita Lucimara.

“O papel do professor na nossa sociedade não tem sido assim, tão valorizado quanto eu acredito que a maioria dos profissionais gostariam. Apesar de que é um dos papéis mais importantes que existem, pois todas as pessoas passam pela mão de um professor, ou seja, todos os profissionais, passam pela mão de um professor.”, Mirian Santos – professora.

“Minha profissão gera emprego, alegria pois levantar astral, também muitas pessoas desabafam, as pessoas ficam mais bonitas e também é sou um formador de opinião”, Cabelereiro Lukas de A a Z.

Leia anterior

De como conheci Lygia Fagundes Telles e a AVLA

Leia a seguir

Ritmo exalta a vida do homem no campo e nas cidades do interior do Brasil