News

Prefeitura de Valinhos se encontra com Cooperativa de Apicultores e Agricultores Familiares de Araras e Região

Toda a produção é vendida no varejo e também para Prefeituras da região, inclusive a de Araras, fornecendo seus produtos para a merenda das escolas.

Com o objetivo de implementar ações para a expansão e melhorias da agricultura familiar em Valinhos, a Prefeitura, dentro do Programa Valinhos Agro, tem buscado exemplos de sucesso que tenham contribuído para o fomento do setor no interior do Estado.

“Nossa equipe técnica tem se desdobrado para conhecer várias frentes e programas desenvolvidos por diversos setores para implementar a agricultora familiar e dar maior suporte aos pequenos produtores rurais. É uma ação relevante dentro do Programa Valinhos Agro visando o desenvolvimento rural do município”

destacou a prefeita Capitã Lucimara.

Nesta semana, na segunda-feira dia 25, representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação da Prefeitura estiveram na Cooperativa de Apicultores e Agricultores Familiares de Araras e Região (COAAF) para conhecerem de perto o funcionamento da unidade que é sucesso, entre várias ações, no fornecimento de alimentos da agricultura familiar na merenda escolar.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação da Prefeitura de Valinhos, Rafael Agostinho, esteve na COAAF acompanhado do diretor do Departamento de Agricultura, Aluisio José Mamprin Brunello, e da diretora de Inovação, Cristiane Farias dos Santos, onde foram recebidos pelos membros da cooperativa, entre eles o presidente José Araújo Ribeiro; a diretora administrativa Tânia Marchi; o produtor e vice presidente da entidade Fernando Pavan; o produtor, David Lourenço; o engenheiro agrônomo da CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, além dos representantes da ERD (Escritório de Desenvolvimento Rural) de Limeira, Fernando Borboni e José Maria Baptista de Sousa.

“A intenção da visita é a de estabelecer uma parceria com a COAAF com os agricultores de Valinhos, recebam uma consultoria, para que em nosso município possa ser constituída uma cooperativa nos mesmos moldes da cidade de Araras visando o fortalecimento da agricultura em Valinhos. A ideia também é que uma vez implantada aqui, a cooperativa possa no futuro realizar o processamento de verduras e legumes provenientes da agricultura familiar local e desta forma a Prefeitura adquirir esses alimentos para a merenda escolar da rede municipal dentro dos requisitos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)”

informou o secretário Rafael Agostinho.

A COAAF atua no apoio aos pequenos agricultores e na organização da produção dos cooperados, acondicionando diversos produtos produzidos pela agricultura familiar, seguindo a legislação vigente. Toda a produção é vendida no varejo e também para Prefeituras da região, inclusive a de Araras, fornecendo seus produtos para a merenda das escolas.

Leia anterior

Prefeita Capitã Lucimara assina Termo de Colaboração com APAE e ACESA

Leia a seguir

Ecoponto do bairro Santa Gertrudes de Valinhos completa primeiro ano de existência