News

Prefeitura destaca serviços da Coordenadoria do Bem-Estar Animal em Valinhos

Os atendimentos médicos veterinários são realizados na sede do Bem-Estar Animal por ordem de chegada.

A Prefeitura Municipal de Valinhos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, destaca os serviços e atendimentos que são oferecidos pela Coordenadoria do Bem-Estar Animal à população, e informa em quais casos os munícipes podem solicitar apoio da equipe. 

“Desde o início desta gestão, é prioridade do nosso plano de governo os investimentos nas áreas de proteção e cuidado animal, por este motivo, a prefeitura têm trabalhado de forma intensiva nas melhorias da Sede para atendimento e resgate de animais, castração gratuita municipal, além de ações para atendimento e auxílio veterinário à população”

destacou a prefeita Capitã Lucimara. 

Um dos serviços que o Bem-Estar Animal oferece é a castração gratuita municipal, que é realizada através do cadastro inicial do pet, e na data disponível o tutor é avisado para levar o animal até a clínica de castração. 

Os cadastros são realizados pessoalmente, seja nas visitas a campo do Programa Bem Estar no Seu Bairro, ou ainda, diretamente na Coordenadoria do Bem Estar, situada na Alameda das Mangueiras, 828, munidos de RG, CPF e comprovante de residência (original e cópia). Após a coleta e análise dos dados, as castrações serão realizadas em uma clínica terceirizada que entrará em contato com os tutores por telefone.

Munícipes com animais doentes ou com problemas veterinários, podem solicitar uma avaliação com o médico veterinário municipal de segunda à sexta, das 8h30 às 10h30, e das 13h às 15h. Os atendimentos médicos veterinários são realizados na sede do Bem-Estar Animal por ordem de chegada. 

A coordenadoria também resgata animais em situações de vulnerabilidade, conforme critérios previsto em lei. Após cuidados e recuperados, quando aptos, os animais são apresentados para adoção responsável e podem ganhar um novo lar. 

Critérios para resgate de animais:

Lei 5271/2016

  • animais atropelados e em sofrimento; 
  • cadelas e gatas no cio e com filhotes; 
  • filhotes; 
  • animal mordedor ou com mordedura comprovada e desde que não possua um domicílio para ficar em observação. 

A lei não prevê o recolhimento de animais abandonados. 

Para ofertar todos esses serviços à população foi necessário que a prefeitura realizasse melhorias na sede, como a construção do gatil, a revitalização da pintura e as obras de ampliação do número de baias de alojamento, criação de estacionamento e jardim, além de aquisição de carrinhos e caixas de transporte para os animais e orçamentos para compra de vacinas e medicamentos. 

“A equipe da Coordenadoria têm trabalho com muito empenho para atender cada vez mais animais, prestar o auxílio necessário aos tutores, intensificar as castrações gratuitas municipais e a realização de visitas nos bairros, que aproximam os munícipes dos serviços oferecidos. No aniversário da cidade que acontece no mês de maio, o Bem-Estar estará presente e irá realizar muitas ações por Valinhos”

ressaltou o secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Eduardo Galasso. 

Pessoas interessadas em adoção responsável de animais resgatados e cuidados pela Sede, podem visitar a Coordenadoria do Bem Estar Animal com agendamento prévio pelo telefone (19) 3829-2197, ou acompanhar as postagens de adoções e resgates pelo Facebook: https://m.facebook.com/Coordenadoria-do-Bem-Estar-Animal-Valinhos-103947895148802/.

Leia anterior

Trimestre tem segunda queda de roubos e furtos em Valinhos

Leia a seguir

Feira Arte traz novidades neste domingo (1) em Valinhos