News

Cuidando bem de seus dentes para um belo sorriso

É cada vez mais frequente a procura por tratamentos branqueadores nos consultórios dentários, sendo que ocorreu uma rápida evolução nas opções oferecidas.

O uso de máscaras já não é mais obrigatório – salvo no transporte público e em unidades de Saúde – e assim voltamos a mostrar o nosso rosto. E lá se foi a autoestima para cima de novo! Todos queremos mostrar um sorriso lindo. E isso implica em cuidar da saúde e da estética dos dentes.

O esmalte que recobre os dentes é levemente poroso. Assim, tudo o que ingerimos vai deixando suas marcas lentamente, até que os dentes se tornam amarelados, acinzentados ou amarronzados. A má higiene bucal colabora para aumentar a porosidade natural do esmalte e assim as “portas ficam ainda mais abertas” para as manchas.

Que pesadelo! Principalmente se repararmos nos sorrisos da mídia. Todos mostram invejáveis sorrisos branquíssimos.

É cada vez mais frequente a procura por tratamentos branqueadores nos consultórios dentários, sendo que ocorreu uma rápida evolução nas opções oferecidas. É bom lembrar que as técnicas para deixar os dentes brancos existem desde 1860, no entanto faz apenas alguns anos que este tipo de tratamento ganhou popularidade.

O método mais conhecido é aquele no qual o dentista recobre a área a ser tratada com um molde de silicone no qual é inserida a substância clareadora. O tratamento é individual; não é demais explicar que o aparelho de silicone é confeccionado de acordo com a boca do paciente.

Existem também os kits de branqueamento caseiro, os quais podem ser adquiridos em supermercados e farmácias, são vendidos como qualquer outro item de higiene pessoal, sem necessidade de consulta prévia ao dentista.

Mas, os especialistas nesta questão avisam: estes produtos usados indiscriminadamente podem danificar o esmalte dos dentes, tornando-os mais suscetíveis às manchas e ainda podem causar lesões nas gengivas.

As manchas superficiais são o resultado do depósito de pigmentos de alimentos, tais como café, chá-mate ou preto, refrigerantes, vinho tinto, sucos com corantes e verduras, e substâncias do cigarro no esmalte dos dentes. A escovação e o uso de fio dental após as refeições ou depois de fumar evitam o problema. Caso contrário, os dentes adquirem coloração indesejada, que não pode ser removida só com a higienização diária.

É fundamental a higiene bucal e visitas regulares ao dentista quando o assunto é saúde e beleza dos dentes. Alguns alimentos e bebidas que ingerimos podem manchar os dentes / GB Imagem

Nestes casos, não adianta usar os kits de clareamento das drogarias. Esse tipo de mancha pode ser eliminado facilmente, mas em uma sessão de limpeza no dentista, que fará uma espécie de polimento e poderá usar outros métodos e produtos caso a mancha seja muito resistente.

As manchas internas podem ser o resultado da ingestão de antibiótico tetraciclina e de flúor em excesso; traumatismos, corrosão do amálgama e envelhecimento natural dos dentes provocam um escurecimento na dentina que se reflete no esmalte, deixando os dentes com manchas amareladas acinzentadas ou amarronzadas.

Para eliminá-las é necessária a aplicação de substâncias químicas, que podem ser feitas no consultório ou em casa, mas sempre com a supervisão de um dentista. Essas substâncias penetram no esmalte e quebram os pigmentos que causaram o escurecimento.

Existem ainda aquelas manchas causadas por tratamento de canal. Estas ocorrem por duas razões: extravasamento de sangue quando houve trauma e devido às próprias substâncias usadas para tratar o canal. O clareamento é feito no dentista. Ele introduz alta concentração de agentes clareadores no orifício do canal para oxidar os pigmentos presentes no dente. Outro método bastante eficaz é o clareamento a laser. Converse com seu dentista.

Leia anterior

Boletim Covid-19 em Valinhos (02)

Leia a seguir

Câmera Oculta