News

Segunda etapa da campanha de vacinação contra Influenza e Sarampo

Imunização nacional vai até dia 3 de junho.

Nesta segunda-feira (2) foi iniciada a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza e o Sarampo pelo Ministério da Saúde. Até o dia três de junho, além de idosos e trabalhadores da área de saúde, a imunização será estendida a crianças com idade entre seis meses e menores de cinco anos de idade. Gestantes, povos indígenas, professores e pessoas com comorbidades também devem se vacinar. É esperado que 90% do público-alvo da campanha, ou seja, 76,5 milhões de brasileiros sejam imunizados nas unidades básicas de saúde (UBS) do país.

“É importante tomar [a vacina] em qualquer época. As vacinas do Plano Nacional de Imunização (PNI) estão disponíveis. Gastamos mais de R$ 4 bilhões com vacinas para o PNI, fora a da covid-19. O presidente Bolsonaro investiu cerca de R$ 30 bilhões em vacinas contra covid-19”

disse o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em entrevista à Voz do Brasil no lançamento da campanha.

Vacinação de crianças

No caso das crianças de seis meses a menores de cinco anos, que já receberam ao menos uma dose da vacina Influenza ao longo da vida nos anos anteriores, deve se considerar o esquema vacinal com apenas uma dose em 2022. Já para as crianças que serão vacinadas pela primeira vez, a orientação do Ministério da Saúde é agendar a segunda dose da vacina contra a gripe para 30 dias após a primeira dose, as crianças que forem tomar a vacina contra o Sarampo não tem necessidade de esperar o intervalo da vacina da gripe, pode tomar as duas no mesmo dia.

O objetivo da campanha, segundo o Ministério da Saúde, é prevenir o surgimento de complicações decorrentes das doenças, evitando novos óbitos e possível pressão sobre o sistema de saúde. Ao todo, o Governo Federal enviou mais de 80 milhões de doses do imunizante da gripe aos estados e ao Distrito Federal para que a vacinação aconteça.

Confira os públicos que serão atendidos nesta segunda etapa:

2ª etapa – de 02/05 a 03/06

    Crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias);

    Gestantes e puérperas;

    Povos indígenas;

    Professores;

    Comorbidades;

    Pessoas com deficiência permanente;

    Forças de segurança e salvamento e Forças Armadas;

    Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso;

    Trabalhadores portuários;

    Funcionários do sistema prisional;

    Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;

    População privada de liberdade.

Leia anterior

Prefeitura de Valinhos intensifica Programa Municipal de Educação Ambiental nas Escolas

Leia a seguir

Primeira semana de maio terá queda brusca de temperatura