News

Valinhos já vacinou 80,89% da população com ao menos duas doses

Desde o início da vacinação, 287.821 doses já foram aplicadas.

Dados / Prefeitura de Valinhos

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Saúde, já vacinou 80,89% da população total da cidade com ao menos duas doses da vacina contra a Covid-19. Desde o início da vacinação, 287.821 doses já foram aplicadas. Todos os dias, crianças acima de 5 anos, adolescentes, adultos e idosos podem procurar os postos de vacinação do município para tomar a dose pertinente, de acordo com o esquema vacinal.

“Sabemos que a maioria já tomou todas as doses necessárias, mas para aqueles que ainda não completaram o esquema vacinal, reforçamos a importância de tomarem a dose adicional para a proteção individual e também coletiva. Com a vacina poderemos continuar mantendo o controle da doença na cidade”

afirmou a prefeita Capitã Lucimara.

Os jovens acima de 12 anos e adultos se destacam entre os números da vacinação em Valinhos, já que 99,07% deste grupo já tomou ao menos duas doses. As crianças de 5 a 11 anos são 38,86%.

Dos 80,89% da população total vacinada com duas doses, 65,62% já tomaram também as doses adicionais. Em Valinhos, seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde, apenas adultos acima de 18 anos podem tomar a 3ª dose e os idosos acima de 60 anos a 4ª dose.

No total, desde o início da vacinação, 287.821 doses já foram aplicadas na cidade, sendo 111.744 de 1ª dose, 104.161 de 2ª dose, 68.353 de dose adicional e 3.563 de dose única.

INTERVALOS ENTRE AS DOSES:

4ª dose: disponível para idosos com 60 anos ou mais E que tenham tomado a 3ª dose há, pelo menos, 122 dias. A vacina aplicada será a do fabricante que estiver disponível no momento.

Janssen:

a partir dos 18 anos e com intervalo de 61 dias entre a primeira vacina e a dose adicional, contados a partir do dia seguinte da aplicação da primeira dose, com imunizante da própria Janssen (quando houver) e da Pfizer. A aplicação é feita no posto da Vigilância Epidemiológica;

Pfizer:

– 5 anos ou imunossuprimidas: intervalo de 56 dias entre a 1ª e a 2ª dose, contados a partir do dia seguinte de aplicação da 1ª dose;

– de 12 a 17 anos: intervalo de 56 dias entre a 1ª e 2ª dose, contados a partir do dia seguinte da aplicação da 1ª dose;

– adultos (a partir de 18 anos): intervalo de 21 dias entre a 1ª e a 2ª dose, contados a partir do dia seguinte da aplicação da 1ª dose; e intervalo de 122 dias entre a 2ª e 3ª dose (contados a partir do dia seguinte do recebimento da 2ª dose); com aplicações feitas no posto da Vigilância Epidemiológica.

AstraZeneca:

(disponível para adultos, a partir de 18 anos)

– adultos (a partir dos 18 anos): intervalo de 56 dias entre a 1ª e a 2ª dose, contados a partir do dia seguinte da aplicação da 1ª dose; e intervalo de 122 dias entre a 2ª e 3ª dose; contados a partir do dia seguinte do recebimento da 2ª dose. Aplicação no posto da Vigilância Epidemiológica;

Sinovac Butantan – Coronavac:

– crianças e adolescentes (6 a 17 anos): duas doses da vacina, com um intervalo de 28 dias entre a primeira e a segunda;

– adultos: intervalo de 21 a 28 dias entre a 1ª e a 2ª dose, contados a partir do dia seguinte da aplicação da 1ª dose; – adultos: intervalo de 122 dias entre a 2ª e 3ª dose.

ENDEREÇOS E HORÁRIOS DOS LOCAIS DE VACINAÇÃO NA CIDADE:

Todos os locais sem agendamento prévio:

Vacinação crianças de 5 anos ou imunossuprimidas (Pfizer) e crianças de 6 a 11 anos (CoronaVac):

– No posto fixo da Vigilância Epidemiológica, que funciona na Avenida Brasil nº 144 (em prédio anexo à UBS da Vila Santana) com aplicação de doses conforme disponibilidade, de segunda a sexta-feira, das 14h00 às 18h30.

Documentos necessários para crianças e adolescentes:

Para a vacinação, é importante que seja apresentado, pelos adultos, o CPF e o comprovante de endereço no nome da pessoa e, se não tiver endereço no nome, levar declaração registrada em cartório. Se adolescentes, o comprovante de endereço pode ser nome dos pais. Já as crianças de 5 a 11 anos devem levar, além do CPF, ou Cartão SUS e do comprovante de endereço, a carteirinha de vacinação. Importante, também, ressaltar que as crianças devem permanecer no local, após a vacinação, por 20 minutos, conforme protocolo do Ministério da Saúde, por segurança.

Também é necessário, para as crianças imunossuprimidas apresentar uma carta do médico para comprovação que deverá ser entregue e ficará arquivada. Os pais ou responsáveis devem fazer, também, o pré-cadastro das crianças no site www.vacinaja.sp.gov.br. Que ajuda a agilizar o atendimento no momento da vacinação, evitando filas e aglomerações.

Vacinação de adolescentes (a partir de 12 anos), jovens e adultos (1ª, 2ª e 3ª doses)

– No posto fixo da Vigilância Epidemiológica, que funciona na Avenida Brasil nº 144 (em prédio anexo à UBS da Vila Santana) com aplicação de doses conforme disponibilidade. O horário de atendimento é das 16h00 às 18h30, de segunda a sexta-feira. Lembrando que a 3a dose só está liberada, pelo Ministério da Saúde, para adultos acima de 18 anos.

Vacinação de idosos acima de 60 anos (Covid-19 e Gripe)

– Em TODAS as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. De segunda a sexta-feira, das 9h00 às 11h00 e das 13.

Leia anterior

Após um mês Valinhos confirma uma morte por Covid-19

Leia a seguir

Antônio de 10 anos aniversariou e ao invés de presentes pediu alimentos para APAE