News

CRAS Central II apresenta serviços públicos e resgata a história de Valinhos

A reunião auxiliou os presentes sobre seus direitos, trabalho, o apoio às famílias, às crianças e, principalmente, às mulheres.

O CRAS Central II, vinculado à Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Valinhos, recebeu em suas dependências um grupo de famílias para explanar sobre a unidade pública, os serviços oferecidos à população e resgatar a história da cidade.


“É um direito do valinhense nascido aqui ou de coração conhecer os serviços oferecidos à população. Aproveitamos o aniversário para dar mais visibilidade aos quatro CRAS da cidade, assim o presente é da população, que se beneficia com mais informação”, explicou a prefeita Capitã Lucimara Godoy. A explanação foi feita pela assistente social Géssica Porto de Oliveira, e a psicóloga, Tatiane Gonçalves Tomizawa.


Durante a palestra, as servidoras públicas explicaram o funcionamento do CRAS e os muitos serviços. Entre eles o Cadastro Único (CadÚnico); o ID Jovem, voltado para o público de 15 a 29 anos; o Bolsa do Povo; a Carteira de Idoso; a Tarifa Social de Energia Elétrica; o Auxílio Brasil; e outros. Cada um foi detalhado em seu funcionamento, aquisição, valores e público-alvo. 


Ao final da apresentação da unidade pública, foi passado informações sobre a cidade e sua importância. Segundo as servidoras públicas, é um momento de conhecer a cidade e ter carinho e respeito, uma vez que muitos foram acolhidos, vindos de outras partes do país e fora dele. 


“Eu estou aqui há quatro anos e venho de São Paulo. Eu gostei muito daqui. O povo é muito acolhedor”, declarou Alline dos Santos Silva, 43 anos, moradora do Bairro Frutal. Para ela, a reunião foi importante para conhecer a história da cidade e seus direitos. “Eu não conhecia o ID Jovem, que dá para levar os filhos a shows, cinema e dá até para viajar”, disse ela, que tem quatro filhos, entre 17 e 24 anos.

“A reunião foi importante porque consegui saber mais sobre meus direitos, sobre trabalho, sobre o apoio às famílias, às crianças e, principalmente, às mulheres. Muitas sofrem agressões e não têm para quem pedir ajuda. Aqui eles não julgam”, afirmou Thayná Santiago da Silva, 19 anos. Vinda de São Paulo há dois anos, ela é mãe de uma menina de 1 ano e moradora do Parque das Colinas. 

Para mais informações, telefone do CRAS Central II (19) 3829-1337 ou 3869-2013. A unidade pública está localizada na Rua Campos Sales, 49, Centro.

Leia anterior

Prefeitura abre programação do Maio Amarelo com teatro de fantoches na EMEB Dirce Antônio

Leia a seguir

Bazar Itinerante do Fundo Social de Valinhos acontece no bairro Reforma Agrária neste sábado (7)