News

Com 350 casos positivos de dengue Valinhos intensifica ações de combate dos criadouros do Aedes Aegypti

Munícipes que observarem locais que podem servir como criadouro podem denunciar ao sistema 156 e ao e-Ouve.

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Saúde, intensificou ainda mais as ações de combate à Dengue. Em maio, além do trabalho durante o dia, os agentes também farão busca ativa no início da noite (das 17h00 às 19h30), duas vezes na semana, com objetivo de avaliar os locais com maior concentração de casos positivos e autuar os imóveis que ainda forem encontrados criadouros do mosquito transmissor. Nas últimas 24 horas, a cidade confirmou seis novos casos, totalizando 350 desde o início do ano, sendo necessária a intensificação dos trabalhos de combate e prevenção por parte da Prefeitura e também da população.

De acordo com balanço, 465 casos já foram descartados. Os 350 positivos (338 autóctones e 12 importados) representam um aumento em relação aos anos anteriores. Em 2019, o total de casos do ano todo foi de 220. Já em 2020, este número caiu para 53 e em 2021 subiu para 206.

Por isso, o trabalho de busca ativa foi intensificado, que consiste em um levantamento casa a casa, para descobrir se mais pessoas estão com sintomas da Dengue em um determinado raio. Aproveita-se para fazer vistoria e propor soluções para eliminação de criadouros no imóvel. O agente faz o chamado ‘bloqueio mecânico’, que é a eliminação de criadouros nas residências, virando ou jogando fora um objeto com água, ou colocando produto químico (detergente, sabão em pó, cloro, etc.) ou larvicida.

O trabalho, além das buscas e eliminação de criadouros, também consiste nas ações de Vigilância Sanitária, sendo acompanhadas pelo fiscal sanitário que, quando constatada a irregularidade, aplica as sanções pertinentes para eliminação do problema. Já foram aplicados 31 autos de infração pelo Departamento de Vigilância em Saúde em locais com criadouros.

Leia anterior

‘Caminhada da Família’ acontecerá no domingo (15)

Leia a seguir

Valinhos estuda uso de câmera corporal em GCM’s