News

Guarda Civil Municipal e Bem Estar Animal de Valinhos aprimoram técnicas de manejo de animais silvestres

Objetivo de lidar com segurança na proteção e preservação da vida do animal em situação de risco, e ao mesmo tempo se proteger de um possível ataque.

Agentes da Guarda Ambiental, da Guarda Civil Municipal e técnicos da Coordenadoria do Bem Estar Animal de Valinhos, vinculada à secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente da Prefeitura de Valinhos, estiveram nesta quarta-feira, dia 4, realizando um curso de aprimoramento de manejo de animais silvestres na Associação Mata Ciliar, em Jundiaí, com objetivo de lidar com segurança na proteção e preservação da vida do animal em situação de risco, e ao mesmo tempo se proteger de um possível ataque.

A Associação Mata Ciliar é uma entidade sem fins lucrativos declarada de Utilidade Pública Federal e que desde 1987 desenvolve diversas ações para a conservação da biodiversidade. 

“Pela localização da nossa cidade em meio a muita área verde, temos quase que diariamente que lidar com captura de animais silvestres, e é importante para os servidores que trabalham nesta área estarem atualizados tecnicamente sobre o assunto”, ressaltou a prefeita Capitã Lucimara Godoy.

O objetivo do treinamento, complementa o secretário Eduardo Galasso, de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, foi orientar os profissionais na maneira correta de receber, capturar e destinar os animais silvestres vitimados por atropelamento, perdidos e em cativeiros irregulares no município de Valinhos. 

O subinspetor Goulart da Guarda Ambiental, que participou do treinamento, destacou que os agentes foram instruídos sobre as técnicas de manejo de animais silvestres, resgate e transporte quando em situação de risco. “Em Valinhos ocorrem muitas ocorrências com animais silvestres no interior de propriedades, por exemplo, e temos que estar preparados  utilizando técnicas que causem o menor estresse no momento da captura e transporte desse animal”, destacou.

O trabalho consiste no atendimento emergencial, encaminhando para a reabilitação e, após, soltura dos animais e até o monitoramento destes no ambiente natural. A participação da Guarda Municipal e dos técnicos da Coordenadoria do Bem-Estar Animal da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente na capacitação reforça o vínculo de que as ações devem ser conjuntas e organizadas, para que os atendimentos destas ocorrências tenham êxito e sigam um protocolo de atendimento, complementa o secretário Eduardo Galasso. 

O comandante da Guarda Civil Municipal, Aparecido Ignácio, explicou que a Guarda Ambiental é altamente capacitada no trato com animais de diversas espécies silvestres, e que investimentos em cursos e treinamentos fazem parte do aprimoramento da equipe, formada por cinco agentes. “Temos todo aparato como viaturas, redes e vestimentas para resgatar animais. Recebemos inclusive uma nova viatura do Governo do Estado para patrulhar a área rural, que é dotada de equipamentos, como gaiola, para resgatar animais quando necessário”, destacou Ignácio.

Valinhos possui convenio com a Associação Mata Ciliar para que a cidade tenha atendimento nas emergências ocorridas com animais silvestres, com uso de Técnicas de capturas, equipamentos adequados, para melhor acolhimento e atendimento.

No próximo dia 11, quarta-feira, vai acontecer a segunda parte e conclusão do curso com as aulas práticas, em que os agentes terão a oportunidade de manejar animais com a orientação de médicos veterinários e zootecnistas.

Leia anterior

Casa de Vidro apresenta Mostra “Corpos Sonoros”

Leia a seguir

TSE comemora aumento de alistamento para Eleições 2022