News

Prefeita Lucimara elabora Projeto de Lei para fortalecer proteção à mulher

Guardiã Maria da Penha prevê ações articuladas com o Ministério Público do Estado.

A prefeita Capitã Lucimara Godoy deve enviar nos próximos dias à Câmara Municipal o Projeto de Lei que institui em Valinhos a equipe Guardiã Maria da Penha, mais uma ação de fortalecimento na cidade dos trabalhos voltados à proteção de mulheres em situação de violência. O projeto, que passará pela análise dos vereadores, prevê ações articuladas com o Ministério Público do Estado e destinação exclusiva de viatura e equipe de agentes da Guarda Civil Municipal para cumprimento das diretrizes da Lei.

De acordo com o Projeto de Lei, serão diretrizes da Guardiã Maria da Penha, além da prevenção e combate a todos os tipos de violência, monitorar o cumprimento das normas que garantem a proteção das mulheres e responsabilização dos seus agressores, e também promover o acolhimento humanizado e a orientação às mulheres em situação de violência.

Por parte da Guarda Civil Municipal, o comandante Aparecido Ignácio explicou que a corporação já conta com uma equipe de guardas femininas empenhadas em realizar ações voltadas à proteção da mulher. O secretário de Segurança Pública e Cidadania, Osmir Cruz, por sua vez, afirmou que paralelamente ao andamento e discussão do Projeto de Lei Guardiã Maria da Penha, a pasta já está caracterizando a viatura que será utilizada pelas equipes de patrulhamento e cumprimento das medidas protetivas.

Leia anterior

Valinhos divulga ‘Agenda Esportiva Semanal’ de 5 a 11 de maio

Leia a seguir

Sem mortes, Valinhos confirma 7 novos casos de Covid-19 nesta quinta-feira (5)