News

Programa Famílias Fortes comemora Dia das Mães com caixa de doces e mensagens dos filhos

Programa incentiva parcerias voluntárias com iniciativa privada.

O Programa Famílias Fortes, promovido pela Secretaria da Assistência Social da Prefeitura de Valinhos, comemorou na última terça-feira (3) o Dia das Mães com as sete famílias participantes, no Centro de Convivência dos Idosos (CCI) Roque Palácio, no Centro. Além da caixa de doces entregue a cada mãe, ao final da sessão foram lidas as mensagens escritas pelos filhos. A equipe do programa preparou uma linda mesa para celebrar a data juntamente com as famílias. A primeira turma começou no dia 12 de abril.

“O Dia das Mães é importante celebrar porque é uma forma de reunir todos em torno da figura central da família, aquela que começa o núcleo familiar”, disse o secretário da Assistência Social, Argeu Alencar da Silva. Segundo ele, as famílias se emocionaram ao participar do evento, ao término do encontro do dia. A montagem da mesa e as caixas de doces ficaram por conta da diretora Fabiana Lima Piccolo, com ajuda do vereador Fábio Damasceno.

Programa

As atividades são desenvolvidas com vídeos, produção de materiais, rodas de conversa e outros, com crianças entre 10 e 14 anos, além dos pais, em sete sessões semanais ininterruptas e quatro mensais de acompanhamento. O trabalho é desenvolvido em cada sessão com duração de duas horas e meia.

Na primeira parte os pais assistem vídeo aulas, sobre o tema a ser trabalhado, enquanto os filhos participam de dinâmicas em grupo, com atividades que trabalham o dia a dia, futuro e sonhos. “A segunda hora é voltada para a aplicação na prática, visando resolução e comunicação de conflitos, com atividades para aumentar a coesão familiar e envolvimento positivo dos filhos na família”, acrescentou o secretário de Assistência Social.

O trabalho é desenvolvido com um articulador local, que serve de contato direto com a Secretaria Nacional da Família e supervisiona a execução do Famílias Fortes no município, três facilitadores  para aplicar a metodologia com grupos de até 15 famílias, um apoio para os facilitadores e duas monitoras para ficar com as crianças menores de 10 anos. “A equipe é composta por assistente social, pedagoga e psicóloga”, explicou o secretário.

A metodologia inclui um manual de condução dos trabalhos e vídeo, que abordam os temas a serem trabalhados com as famílias. “Além do material, o facilitador acompanha as famílias com proximidade, auxiliando no desenvolvimento e na motivação delas, evitando a evasão ao projeto e promovendo a transformação e a melhoria do bem-estar e das relações familiares”, salienta o secretário.

Após o término dos encontros terá a formatura do grupo com a entrega de certificado para cada participante. Quem tiver interesse em participar do programa pode deixar o nome na lista do CRAS que atende a família ou entrar em contato pelo telefone (19) 3829-5510, com o Departamento de Desenvolvimento e Fortalecimento da Família.

Leia anterior

Bancada do União Brasil consegue R$ 1 milhão para infraestrutura

Leia a seguir

Teatro Carlito Maia recebe o mágico-palhaço Tachinha neste fim de semana