News

Com 18% de faltas nos agendamentos de castrações municipais gratuitas, fila de espera acumula

A partir de junho, serão realizadas castrações aos sábados de 15 em 15 dias, ou seja, um sábado sim e outro não.

A Coordenadoria do Bem Estar Animal, vinculada a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente da Prefeitura de Valinhos, registrou nos últimos dois meses um grande número de faltas nos agendamentos realizados para castrações gratuitas de pets na cidade.  18%, em média, dos agendamentos realizados não são efetivados pela ausência dos tutores e seus pets, o que gera demora e fila de espera para outros que aguardam vaga para a ação de castração. 

A Prefeitura destaca que este vêm sendo um problema recorrente. No mês de março, de 76 castrações agendadas, 14 faltaram, totalizando mais de 18% de faltantes. Já em abril foram 91 cirurgias agendadas e 13 faltantes sem aviso prévio.  A Prefeitura pede para que os tutores, caso não possam realizar o procedimento na data marcada, que entrem em contato para remarcar e, assim, disponibilizar a vaga para outro. Também está sendo estudado mecanismos para envio de mensagens que possam facilitar a lembrança do agendamento e, assim, evitar as faltas.

As equipes do Bem-Estar Animal e da clínica terceirizada que realiza as castrações ligam para os tutores com 1 semana de antecedência à consulta, para confirmar a presença e transmitir os procedimentos necessários para o animal antes da cirurgia, como o jejum que é indispensável. 

A clínica de castrações, que tem convênio com a prefeitura, informou que muitos tutores, mesmo sendo orientados de todos os procedimentos necessários antes da cirurgia, não levam o animal em jejum e, por este motivo, são impossibilitados de realizar a cirurgia, pois a cirurgia sem o jejum correto pode levar o animal a óbito. 

A Coordenadoria destaca que os tutores que faltarem as castrações, sem aviso prévio, perdem a vaga e terão que realizar todo o procedimento de cadastro novamente, voltando para o final da fila. Já os tutores que não puderem comparecer, devem avisar com antecedência e poderão remarcar a cirurgia pelo telefone: (19) 3829-2197

CASTRAÇÕES AOS SÁBADOS

Atendendo ao pedido de tutores que não estavam conseguindo levar seus animais para castração, devido aos horários de atendimento serem somente durante a semana, neste mês de maio, em que se comemora o aniversário da cidade, todos os sábados serão realizadas castrações na clínica parceira para ofertar a disponibilidade de horário para estes munícipes. 

Os cadastros para castração são realizados pessoalmente, sejam nas visitas a campo, onde os técnicos vão até os bairros, ou ainda, diretamente na Coordenadoria do Bem Estar, situada na Alameda das Mangueiras, 828, munidos de RG, CPF e comprovante de residência (original e cópia).

Leia anterior

Programação do Maio Amarelo continua em Valinhos com teatro de fantoches na EMEB Dom Bosco

Leia a seguir

Sobre o perigo de se idealizar pessoas