News

Prefeitura faz busca ativa e eliminação de criadouros de Dengue durante a noite no bairro Santo Antônio

Desde o início do ano, a cidade já registrou 352 casos positivos da doença.

Na noite desta quinta-feira (5), a Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Saúde, realizou busca ativa de novos suspeitos e eliminação criadouros de Dengue no bairro Santo Antônio. Os trabalhos foram intensificados e agora, duas vezes por semana, as equipes passam nas casas no início da noite, das 17h00 às 19h30. Nesta semana, o serviço foi feito também na Avenida Paulista e nos bairros Pinheirinho, Shangrila, Espírito Santo e Santa Gertrudes. Desde o início do ano, a cidade já registrou 352 casos positivos da doença.
 
“Nossos esforços, tanto do poder público, quanto da população, estão trazendo resultados. Podemos perceber que, neste mês de maio, há uma desaceleração de novos casos confirmados, comparado aos meses anteriores”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara.
 
A Prefeitura de Valinhos alerta que os números da dengue, diferente da divulgação diária da Covid, não representam, necessariamente, os casos das últimas 24 horas. Por conta da logística entre os exames e resultados, que são gerenciados pelo Estado, há situações em que casos represados de semanas são inseridos no sistema.
 
A última atualização divulgada pela Secretaria da Saúde aponta que Valinhos já registrou 352 casos positivos para a doença, sendo 340 autóctones e 12 importados, além de 473 casos descartados.
 
Os agentes de saúde continuam passando de casa em casa a procura de novos casos suspeitos e criadouros do mosquito Aedes Aegypti durante o dia e também, duas vezes por semana, no início da noite. No entanto, a Prefeitura reforça a importância da conscientização por parte da população.
 
“Precisamos que os munícipes sigam firme nas ações de prevenção e combate à Dengue. Com a ajuda de todos podemos desacelerar ainda mais a confirmação de novos casos”, comentou o secretário da Saúde, Dr. Luiz Gabriel Signorelli.
 
Formas de prevenção contra a Dengue
 
•    Manter os pratos de vasos de flores e plantas com areia;
•    Guardar garrafas com a boca virada para baixo;
•    Limpar sempre as calhas dos canos;
•    Não jogar lixo em terrenos baldios;
•    Colocar o lixo sempre em sacos fechados;
•    Manter baldes, caixas d´água e piscinas sempre tampados;
•    Deixar pneus ao abrigo da chuva e da água;
•    Eliminar copinhos plásticos, tampas de refrigerantes, cascas de coco em sacos que possam ser lacrados;
•    Furar latas de alumínio antes de ser descartadas para não acumular água;
•    Lavar bebedouros de aves e animais pelo menos uma vez por semana;
•    Receber bem o Agente que, além da vistoria realizada, orienta o morador a como evitar o problema em sua residência.

Leia anterior

Prefeita Capitã Lucimara assina decreto que possibilita prolongamento da Rua Duílio Beltramini

Leia a seguir

Prefeitura promove roda de conversa sobre segurança no trânsito com alunos da APAE