News

Sobre o perigo de se idealizar pessoas

Você é uma pessoa que idealiza situações, conquistas, bens? Podemos colocar tal atitude, a de idealizar como sendo sinônimo de sonhar. É muito gostoso poder sonhar, dividir nossos sonhos em metas e traçar um passo a passo para atingir nossos ideais, seja uma promoção no emprego, seja a conquista da tão sonhada casa própria, seja lá uma viagem no exterior, uma graduação, mas é importante ressaltar aqui nessa nossa reflexão que todos esses ideais, todos esses sonhos são em primeira pessoa! Dependem única e exclusivamente de cada pessoa fazer acontecer, tendo a tão valiosa habilidade de Reação para com possíveis imprevistos da vida. Convido você meu querido leitor, minha querida leitora a refletir comigo sobre nossos ideais, mais especificamente sobre o ideal nas relações, esse sim exige maior empenho, cuidado e atenção para isso não se tornar perigoso, posso contar com sua companhia? Então vamos lá.

Pois bem, expus na introdução dessa nossa reflexão que é normal e muito saudável ser motivado por algo a ser conquistado, seja lá por bens materiais, seja lá por algum status. É importante sonhar, ter um ideal. Na filosofia isso começa com Sócrates e seu discípulo Platão, onde ambos elaboram a teoria do Mundo das Ideias ou Mundo Ideal, um mundo onde tudo é perfeito, onde tudo é do jeito que gostaríamos que fosse, lá não há falhas, não há erros, não há defeitos, é perfeito, isso vem desde V séculos a.C, e percorreu toda a história até chegar em nossos dias tendo sua proposta um pouco modificada. Quando alguém vive fora da realidade costuma-se intitular tal pessoa como sonhadora, idealizadora, até como sendo irresponsável para com suas atividades do cotidiano.

Vamos mais adiante nessa reflexão da idealização: expus no início que seja prudente assumir a responsabilidade ao se idealizar algo, alguma situação, evitando depender de terceiros, pois estes não controlamos; assim como não controlamos a vida. É um enorme perigo idealizar alguém! É um enorme risco querer que fulana, ou cicrano torne-se alguém que você queira; que você idealiza e sonha como sendo perfeita, como sendo na medida certa para conviver com você, seja lá você pai ou mãe idealizando e impondo mudanças em seus filhos, seja você impondo mudanças em seus relacionamentos como namoros, noivados, casamentos para que seu cônjuge, parceiro, parceira tornem-se aquilo que você sempre quis, se tornem aquela pessoa que você tanto sonha, que tanto idealiza. É justo a outra pessoa pagar o preço por seu ideal de relacionamento? É justo a outra pessoa perder a suposta essência que ela tem ou que construiu nos últimos anos (como bem propõe o filósofo francês Jean-Paul Sartre e que eu defendo) apenas para lhe agradar? E se a outra pessoa que contigo convive realmente mude por você, por seu desejo, por sua vontade, apenas para lhe agradar, você se sentiria feliz vendo que há ausência de sorriso no rosto dela?

Quantos filhos percorrem uma trajetória de vida apenas para agradar os pais? Quantas pessoas se sentem infelizes por terem abdicado de valores e hábitos particulares apenas para agradar seu parceiro (a)? Penso que quem ama não exige mudanças… A menos que tal pessoa esteja precisando de auxílio psicológico, usando entorpecentes, cometendo crimes, mas quem realmente ama jamais vai obrigar, jamais vai impor, quem ama; ama! Ama seus filhos com eles se esforçando no trabalho mesmo sem desejarem ou não terem ainda condições de cursar alguma faculdade, ama sua esposa por trabalhos pouco valorizados, ama seu namorado pelos trabalhos braçais, quem ama não sente vergonha, quem ama não exige mudanças para que o ideal projetado de identidade seja concretizado, quem ama, ama! Idealize em você, por você, idealize onde as mudanças a serem feitas estejam sob seu controle, mude você para que você conquiste o que tanto quer, mas não cobre isso dos outros, respeite as diferenças que determinada pessoa possui em relação ao seu ideal dela, termino sugerindo focar no que da outra pessoa possa vir a lhe agregar e somar. Um grande abraço!

Leia anterior

Com 18% de faltas nos agendamentos de castrações municipais gratuitas, fila de espera acumula

Leia a seguir

Cirurgia bariátrica – técnica Sleeve