News

Valorização da ciência e propostas voltadas para educação em documento da Unicamp

A Carta sugere o estabelecimento, junto aos órgãos de fomento, de programas que estimulem a formação e a pesquisa em áreas aplicadas e básicas, incluindo as humanidades e as artes.

Carta feita pela reitoria da Unicamp pede valorização da ciência e traz propostas direcionadas para a educação e o estimulo à inovação. Carta foi entregue nesta quinta-feira (5) pelo reitor Antonio José de Almeida Meirelles para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que participou de um ato no Teatro de Arena da Universidade.

Documento foi intitulado de “Carta pela Ciência e Educação”, solicita uma política de Estado direcionada ao financiamento do ensino superior com garantias de autonomia acadêmica e administrativa.

Além disso, pede que os políticos promovam a discussão permanente com a sociedade para o desenvolvimento do ensino superior, da ciência, tecnologia e inovação. O documento sugere programas que estimulem a formação e a pesquisa em áreas aplicadas e básicas, incluindo as humanidades e as artes.

A Carta sugere ainda que as instituições públicas e privadas se orientem pela Agenda 2030 e pelos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU como a educação de qualidade, erradicação da pobreza e proteção ambiental, entre outros.

Espírito democrático

O reitor da Unicamp diz que o encontro reafirma o espírito democrático que norteia a Universidade desde o seu nascimento.

Meirelles garantiu que o documento será entregue a todos os políticos que se dispuserem a dialogar com a comunidade acadêmica.

“Entramos em um período que se concluirá com as eleições. Nossa comunidade se dispõe a conversar com os diferentes matizes político-ideológicos do País”

afirmou.

“A Unicamp tem sido, desde sua criação, um espaço aberto de discussão democrática, mesmo em momentos difíceis de nossa história política”

disse o reitor.

“Quero reafirmar o compromisso da Unicamp com a democracia e com o diálogo. Desejamos que a comunidade tenha a possibilidade de discutir questões relevantes para o futuro do País”

explicou.

Para ele, a comunidade acadêmica se preocupa de modo especial com o futuro da educação, com a geração de conhecimento, de cultura, com a inclusão e com os valores da democracia.

“Seria estranho que um espaço como a Unicamp fechasse suas portas a uma discussão com o universo da política”

argumenta.

Segundo o reitor, a Unicamp quer participar do debate sobre questões nacionais e da formulação de políticas públicas.

“Nosso objetivo é influenciar na formulação dessas políticas, com a meta de construir uma política civilizatória, que melhore a distribuição de renda e o acesso da população aos bens da modernidade”

explicou.

O documento

Ao receber o documento, o ex-presidente agradeceu à Unicamp. “Esta Universidade tem muito a ver com a minha vida, sem eu nunca ter estudado aqui”, disse ele.

“Eu devo muito a esta Casa porque ela produziu parte das pessoas que me ajudaram a chegar onde cheguei, a elaborar programas de governo, a governar o País”

afirmou.

Lula citou os casos do historiador Marco Aurélio Garcia e dos economistas Maria Conceição Tavares e José Graziano – que, segundo o ex-presidente, foi o responsável pela estruturação do programa Fome Zero.

“Esta Universidade ajudou a produzir grande parte da consciência política deste País, deste Estado e desta cidade”

disse ele.

Depois do encontro com os membros da Administração Central da Unicamp, o ex-presidente participou de um ato no Teatro de Arena da Universidade, em que discursou para estudantes e simpatizantes.

Conteúdo: Unicamp.

Leia anterior

Estão abertas inscrições para novo ciclo de curso online gratuito que conecta jovens ao primeiro emprego

Leia a seguir

Dia das Mães devem ter valor médio gasto, mostra pesquisa