News

ExpoNoivas apresenta soluções para o mercado de casamentos. Depois da pandemia, setor está em alta!

Evento irá ocorrer em Vinhedo, no dia 29 de maio, em formato inédito.

Destinado aos casais que adiaram o tão sonhado dia do casamento por causa dos dois anos de pandemia, a ExpoNoivas – evento tradicional do setor na região de Campinas, chega a sua 8ª edição e será realizado no Castelo dos Vinhais, em Vinhedo, em formato inédito, no dia 29 de maio, das 13h às 19h.

No estilo “Wedding Experience” com 10 ambientes imersivos planejados pelos principais fornecedores de eventos do mercado, o evento permite aos noivos vivenciarem uma experiência real de casamento em cada um dos ambientes em um tour guiado por vários estilos de casamentos temáticos: Rústico, Boho, Romântico, Celta, Vintage, Tropical, Campo, Medieval (com certeza!) e um pouco de opções que vão do Clássico a Contemporâneo, aproveitando cada cantinho do ambiente que tem mais de 22 mil m². Na exposição, mais de 40 fornecedores vão apresentar soluções que seguem as novas tendências e o cenário de retomada das cerimônias.

A ExpoNoivas acontece no final do mês de maio, fazendo alusão ao mês das noivas e, recebe os visitantes, ou seja, casais que decidiram voltar a novamente planejar o casamento.

No evento é possível decidir uma infinidade de coisas que envolvem o dia d: o celebrante, cerimonial, convites, decoração, buffet e doces, fotografia & vídeo, músicos, bandas e DJ’s, marcar o Dia da Noiva e do Noivo, as lembrancinhas, contratar serviço de bartender, decidir o menu de bebidas ou cervejas artesanais, carruagem e carros para locação, coreografia para os noivos, recreação infantil e a tão sonhada Lua de Mel. Afinal, o check list de um casamento é extenso e exige um bom planejamento.

Setor demorou a retornar e foi muito afetado pela pandemia, mas agora se recupera exponencialmente

Na pandemia, os eventos corporativos e casamentos com transmissão online surgiram como alternativa, mesmo assim a queda no lucrativo e engenhoso mercado de festas, responsável por movimentar mais de 17 bilhões de reais por ano no Brasil, causou um estrago sem precedentes no setor. O que não faltou foi criatividade e soluções para adequar-se aos novos tempos.

Como vimos acima, preparar uma cerimônia de casamento requer mais de 40 serviços diferentes, muitas decisões e encontrar orçamentos que caibam no planejamento, de maquiadores, cabeleireiros, músicos até serviços de alimentos e bebidas (A&B). Cada negócio inovou de uma forma diferente para atender as demandas durante a pandemia, mas agora, com a recuperação, o volume de agenda já é maior do que era antes, devido ao acumulo de adiamentos alguns profissionais já estão com agenda lotada e para os noivos casar ainda em 2022, é quase uma missão impossível!  

Na ExpoNoivas, um consultor de casamento irá ajudar os noivos a desenhar uma cerimônia sob medida e adequada para a realidade de cada um, podendo até ser híbrida, já que a transmissão online veio para ficar e dá para inserir na cerimônia quem está distante fisicamente. Na retomada, os casamentos voltaram a ser prioritariamente físicos, mas há quem gostou do formato online para atender outras necessidades, já que o formato já não é mais por causa da pandemia. Todas essas soluções estarão sendo apresentadas durante o evento.   

Segundo pesquisa do Sebrae, cada empresa desse segmento teve, em média, 12 contratos cancelados. A pesquisa foi realizada durante o primeiro ano da pandemia. Dos 2.702 empresários ouvidos, 62,9% relataram que o seu faturamento caiu entre 80 a 100%, comparado ao do mesmo período de 2019. Muitos negócios não resistiram e fecharam.

Mesmo que a maioria das celebrações tenham sido reagendadas no Castelo dos Vinhais, de acordo com a empresária do setor de eventos e diretora do Castelo, Marilene Paniczek, o impacto que o setor sofreu foi desastroso. “Mas superamos com inovações e agora estamos a todo vapor, com agenda prevista já para 2023”, reforça  Marilene.

O espaço, fundado em 2001, nasceu de uma linda história de amor que antecedeu a fase de festas. Antes da pandemia realizava por ano 450 eventos, no primeiro ano de pandemia, foram apenas 130 eventos. Os adiamentos das cerimônias no primeiro ano de pandemia chegaram a 85%, com 10% de cancelamentos inevitáveis.  De forma geral, o setor foi se adaptando e os eventos corporativos e de casamentos com transmissão online, foi uma das formas como o mercado se reinventou em 2020.

Depois de tantos impactos o setor comemora a agenda cheia. Agora é a hora e a vez do setor de eventos, que foi um dos mais afetados durante a pandemia e um dos últimos a retomar nos formatos tradicionais com mais convidados ocupando o mesmo espaço, gente de pé, shows e pista para dançar.

As festas de casamento voltaram com tudo e os casamentos grandes também. Mas as cerimônias mais enxutas vieram para ficar, com menos convidados, lugares abertos e celebrações com parte dos convidados à distância mostraram-se como tendências.

SERVIÇO:
Evento: Expo Noivas 2022

Data: 29 de maio

Horário: 13h às 19h

Local: Castelo dos Vinhais

Endereço: R. Arnaldo Roque Briski, 301 – Altos do Morumbi / Vinhedo – SP

Inscrições: pelo link: https://castelodosvinhais.com.br/expo-noivas-2022/

Leia anterior

Defesa Civil convida moradores do Macuco, Reforma Agrária e Capivari para treinamento sobre fogo neste sábado (14)

Leia a seguir

Acompanhe a pauta da sessão da Câmara de Valinhos desta terça-feira (10)