News

Valinhos pleiteia Selo Município Amigo da Família

O selo é concedido a municípios que adotam políticas públicas familiares.

Valinhos, por meio da Secretaria da Assistência Social da Prefeitura de Valinhos, foi aprovado para participar na concessão do Selo Município Amigo da Família (SMAF), edição 2022, após participar do chamamento público. O que garante a participação da cidade é a promoção do Programa Famílias Fortes, que começou sua primeira turma no mês passado. O selo é concedido a municípios que adotam políticas públicas familiares.

Municípios interessados em se candidatar ao SMAF têm até dia 26 de setembro para efetuar sua inscrição, pelo Sistema Nacional de Direitos Humanos. “O selo é mais um reconhecimento do trabalho feito pela cidade em prol das famílias”, explicou a prefeita Capitã Lucimara Godoy.

Segundo o secretário de Assistência Social, Argeu Alencar da Silva, apenas os municípios com inscrições válidas e que apresentaram a documentação comprobatória foram submetidos ao processo de avaliação. “Um dos critérios para a inscrição do selo era ter iniciado a uma turma do Programa Famílias Fortes”, acrescentou o secretário.

Programa
As atividades do Programa Famílias Fortes são desenvolvidas com vídeos, produção de materiais, rodas de conversa e outros, com crianças entre 10 e 14 anos, além dos pais, em sete sessões semanais ininterruptas e quatro mensais de acompanhamento. O trabalho é desenvolvido em cada sessão com duração de duas horas e meia, no Centro de Convivência dos Idosos (CCI) Roque Palácio, no Centro.

Na primeira parte os pais assistem vídeoaulas, sobre o tema a ser trabalhado, enquanto os filhos participam de dinâmicas em grupo, com atividades que trabalham o dia a dia, futuro e sonhos. “A segunda hora é voltada para a aplicação na prática, visando resolução e comunicação de conflitos, com atividades para aumentar a coesão familiar e envolvimento positivo dos filhos na família”, acrescentou o secretário.

O trabalho é desenvolvido com um articulador local, que serve de contato direto com a Secretaria Nacional da Família e supervisiona a execução do Famílias Fortes no município, três facilitadores  para aplicar a metodologia com grupos de até 15 famílias, um apoio para os facilitadores e duas monitoras para ficar com as crianças menores de 10 anos. “A equipe é composta por assistente social, pedagoga e psicóloga”, explicou o secretário.

A metodologia inclui um manual de condução dos trabalhos e vídeo, que abordam os temas a serem trabalhados com as famílias. “Além do material, o facilitador acompanha as famílias com proximidade, auxiliando no desenvolvimento e na motivação delas, evitando a evasão ao projeto e promovendo a transformação e a melhoria do bem-estar e das relações familiares”, salienta o secretário. 

Após o término dos encontros terá a formatura do grupo com a entrega de certificado para cada participante. 

Certificação
O Selo Município Amigo da Família (SMAF) é uma certificação concedida pela Secretaria Nacional da Família, do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, que reconhece e dá publicidade em nível nacional aos municípios brasileiros que adotem políticas públicas familiares, de forma transversal e subsidiária, para fortalecer os vínculos familiares e promover os direitos e a proteção social das famílias residentes em seu território.

Leia anterior

6 novos casos de covi-19 em Valinhos

Leia a seguir

Com proposta do vereador Tunico, Prefeita de Valinhos prepara Projeto de Lei para regulamentar 5G em Valinhos