News

Covid-19: Valinhos já vacinou 81,01% da população com ao menos duas doses

De acordo com o Ministério da Saúde, apenas adultos acima de 18 anos podem tomar a dose adicional e idosos com mais de 60 anos a 4ª dose.

Nesta quarta-feira (11), a cidade apresenta 81,01% de sua população total vacinada com, ao menos, duas doses. Desde o início da vacinação, já foram aplicadas 289.095 doses dos imunizantes. Crianças a partir de 5 anos, jovens, adultos e idosos podem procurar os postos de vacinação, que funcionam todos os dias, para tomar a dose pertinente, caso necessário. De acordo com o Ministério da Saúde, apenas adultos acima de 18 anos podem tomar a dose adicional e idosos com mais de 60 anos a 4ª dose.

Um balanço disponibilizado pela Secretaria da Saúde mostra que 40,07% das crianças já tomaram as duas doses. Os jovens acima de 12 anos e adultos são 99,22%. Já a dose adicional foi aplicada em 66,44% da população apta a recebê-la.

INTERVALOS ENTRE AS DOSES:

4ª dose: disponível para idosos com 60 anos ou mais E que tenham tomado a 3ª dose há, pelo menos, 122 dias. A vacina aplicada será a do fabricante que estiver disponível no momento.

Janssen: a partir dos 18 anos e com intervalo de 61 dias entre a primeira vacina e a dose adicional, contados a partir do dia seguinte da aplicação da primeira dose, com imunizante da própria Janssen (quando houver) e da Pfizer. A aplicação é feita no posto da Vigilância Epidemiológica;

Pfizer: – 5 anos ou imunossuprimidas: intervalo de 56 dias entre a 1ª e a 2ª dose, contados a partir do dia seguinte de aplicação da 1ª dose;
– de 12 a 17 anos: intervalo de 56 dias entre a 1ª e 2ª dose, contados a partir do dia seguinte da aplicação da 1ª dose;
– adultos (a partir de 18 anos): intervalo de 21 dias entre a 1ª e a 2ª dose, contados a partir do dia seguinte da aplicação da 1ª dose; e intervalo de 122 dias entre a 2ª e 3ª dose (contados a partir do dia seguinte do recebimento da 2ª dose); com aplicações feitas no posto da Vigilância Epidemiológica.

AstraZeneca (disponível para adultos, a partir de 18 anos): intervalo de 56 dias entre a 1ª e a 2ª dose, contados a partir do dia seguinte da aplicação da 1ª dose; e intervalo de 122 dias entre a 2ª e 3ª dose; contados a partir do dia seguinte do recebimento da 2ª dose. Aplicação no posto da Vigilância Epidemiológica;

Sinovac Butantan – Coronavac: – crianças e adolescentes (6 a 17 anos): duas doses da vacina, com um intervalo de 28 dias entre a primeira e a segunda;
– adultos: intervalo de 21 a 28 dias entre a 1ª e a 2ª dose, contados a partir do dia seguinte da aplicação da 1ª dose;
– adultos: intervalo de 122 dias entre a 2ª e 3ª dose.

ENDEREÇOS E HORÁRIOS DOS LOCAIS DE VACINAÇÃO NA CIDADE:

Todos os locais sem agendamento prévio: 

Vacinação crianças de 5 anos ou imunossuprimidas (Pfizer) e crianças de 6 a 11 anos (CoronaVac): No posto fixo da Vigilância Epidemiológica, que funciona na Avenida Brasil nº 144 (em prédio anexo à UBS da Vila Santana) com aplicação de doses conforme disponibilidade, de segunda a sexta-feira, das 14h00 às 18h30.

Documentos necessários para crianças e adolescentes: Para a vacinação, é importante que seja apresentado, pelos adultos, o CPF e o comprovante de endereço no nome da pessoa e, se não tiver endereço no nome, levar declaração registrada em cartório. Se adolescentes, o comprovante de endereço pode ser nome dos pais. Já as crianças de 5 a 11 anos devem levar, além do CPF, ou Cartão SUS e do comprovante de endereço, a carteirinha de vacinação. Importante, também, ressaltar que as crianças devem permanecer no local, após a vacinação, por 20 minutos, conforme protocolo do Ministério da Saúde, por segurança.
Também é necessário, para as crianças imunossuprimidas apresentar uma carta do médico para comprovação que deverá ser entregue e ficará arquivada. Os pais ou responsáveis devem fazer, também, o pré-cadastro das crianças no site www.vacinaja.sp.gov.br. Que ajuda a agilizar o atendimento no momento da vacinação, evitando filas e aglomerações.

Vacinação de adolescentes (a partir de 12 anos), jovens e adultos (1ª, 2ª e 3ª doses)

– No posto fixo da Vigilância Epidemiológica, que funciona na Avenida Brasil nº 144 (em prédio anexo à UBS da Vila Santana) com aplicação de doses conforme disponibilidade. O horário de atendimento é das 16h00 às 18h30, de segunda a sexta-feira. Lembrando que a 3a dose só está liberada, pelo Ministério da Saúde, para adultos acima de 18 anos.

Vacinação de idosos acima de 60 anos (Covid-19 e Gripe)

– Em TODAS as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. De segunda a sexta-feira, das 9h00 às 11h00 e das 13h00 às 15h00. Aplicação das vacinas contra Covid-19 e Gripe.

Leia anterior

Cronograma diário continua com ações de limpeza pública e zeladoria em Valinhos

Leia a seguir

Mutirão de vacinação contra Covid, Gripe e Sarampo no próximo sábado (14) em Valinhos