News

Índia – Um tributo à Cascatinha e Inhana será apresentado no Teatro Municipal de Vinhedo

Show com Paula Vaz e Eduardo acontece nesta sexta-feira (13), às 19h30, resgatando o repertório de uma das mais importantes duplas do Brasil.

O espetáculo musical Índia – Um tributo à Cascatinha e Inhana, com a dupla Paula Vaz e Eduardo, será apresentado nesta sexta-feira (13), às 19h30, no Teatro Municipal de Vinhedo Sylvia de Alencar Matheus, em Vinhedo. O show resgata o repertório de ouro de uma das mais importantes duplas sertanejas do Brasil. Os ingressos custam R$ 20,00, com a doação de um produto de higiene ou limpeza que serão destinados a famílias em situação de vulnerabilidade social atendidas pelo Fundo Social de Vinhedo.

A dupla formada pelos irmãos Paula Vaz e Eduardo criaram em 2019 um espetáculo para divulgar o rico repertório de Cascatinha e Inhana, os Sabiás do Sertão, que têm mais de 250 músicas gravadas durante sua carreira. A apresentação é uma releitura do show Índia, realizado no Teatro Alfredo de Mesquita, em 1978, na cidade de São Paulo.

Além da dupla, o espetáculo tem participações especiais em números diferenciados, como as apresentações de viola caipira com o renomado músico Goianito, da dupla Cleiton Viola e Henrique e dueto de harpa paraguaia e acordeon, instrumentos fizeram parte da vida e história de Cascatinha e Inhana. A exibição promove resgate cultural e histórico de símbolos do cancioneiro popular nacional.

Cascatinha e Inhana é uma dupla sertaneja formada pelo casal Francisco dos Santos, Cascatinha (1919-1996) e Ana Eufrosina da Silva Santos, a Inhana (1923-1981). É uma das duplas de maior sucesso da música sertaneja brasileira, pioneira em trazer a influência da música latina para o gênero. Francisco dos Santos já tocava bateria, violão e se apresentava cantando modinhas, canções e valsas românticas. Ele formou a primeira dupla, Chopp (Natalício Firmino dos Santos) e Cascatinha, para se apresentar em circos, enquanto Ana Eufrosina se apresentava como solista em um conjunto formado por seus irmãos.

Francisco e Ana se conheceram e casaram em 1941. Formou-se então o Trio Esmeralda, com Chopp, Cascatinha e Inhana, nome artístico adotado por Ana. O Trio Esmeralda se desfez no ano seguinte, com a saída de Chopp. Cascatinha e Inhana ingressaram no Circo Estrela D’Alva, com o qual fizeram excursão pelo interior dos estados do Rio e de São Paulo por cinco anos. Em 1947 iniciaram suas apresentações no rádio e nos anos seguintes foram contratados pela Rádio Record e Rádio América, onde permaneceram atuando por doze anos.

Em 1951, lançaram o primeiro disco. No ano seguinte, gravaram dois de seus maiores sucessos, Meu primeiro amor e a guarânia Índia, que vendeu 300 mil cópias em seu primeiro ano de lançamento e até a segunda metade dos anos 1990 vendeu mais de três milhões de discos. Ao longo da carreira apresentaram-se em diversos estados brasileiros, cantaram em circos, teatros e gravaram cerca de 30 discos.

Índia – Um tributo à Cascatinha e Inhana

Dia: 13 de maio (sexta feira) – às 19h30

Local: Teatro Municipal de Vinhedo Sylvia de Alencar Matheus, Rua Monteiro de Barros, 101, no Centro

Valor do ingresso: R$ 20,00 (valor único) + 1 produto de higiene ou limpeza

Contatos para compra de ingressos:

(19) 99544-2799  e (19) 99544-7540

Leia anterior

Prefeitura vacina crianças e profissionais da saúde da ACESA contra Gripe e Sarampo em Valinhos

Leia a seguir

Maurício Manieri apresenta repertório do DVD “Classics” em Jaguariúna