News

Prefeita Capitã Lucimara acompanha curso de práticas e manejo de animais silvestres na Mata Ciliar

Coordenadoria do Bem-Estar Animal e Guarda Civil Municipal de Valinhos estiveram em Jundiaí na Associação Mata Ciliar para curso e aprimoramento.

Coordenadoria do Bem-Estar Animal, vinculada a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente e agentes da Guarda Ambiental Municipal de Valinhos, participaram nesta quarta-feira (11), da capacitação prática de aprimoramento de manejo de animais silvestres na Associação Mata Ciliar, em Jundiaí, com objetivo de preparar as equipes para lidar com segurança na proteção e preservação da vida do animal em situação de risco, e ao mesmo tempo se proteger de um possível ataque. A prefeita Capitã Lucimara também esteve presente e acompanhou o treinamento. 

Durante a capacitação, as equipes da Guarda Ambiental e do Bem-Estar Animal conheceram animais como: serpentes, gambás-saruês e aves de rapina, se inteiraram sobre a alimentação e habitat desses animais, e com o auxílio dos instrutores realizaram práticas de manejos corretos para segurança e transporte das espécies. 

O objetivo do treinamento, complementa o secretário Eduardo Galasso, de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, foi orientar os profissionais na maneira correta de receber, capturar e destinar os animais silvestres vitimados por atropelamento, perdidos e em cativeiros irregulares no município de Valinhos. 

Na primeira aula que aconteceu na última quarta-feira (04), foi transmitido as equipes a capacitação teórica com instruções de manejo, resgate e transporte de animais silvestres, com os protocolos corretos para tais situações. 

“Este treinamento na Mata Ciliar nos auxiliará muito quando recebermos solicitações para resgate de animais silvestres no município, e com as técnicas e aprimoramentos conseguiremos minimizar o estresse dos animais durante as operações, realizando o transporte de maneira correta e com segurança”, destacou o subinspetor Goulart da Guarda Ambiental. 

Valinhos possui convenio com a Associação Mata Ciliar para que a cidade tenha atendimento nas emergências ocorridas com animais silvestres, com uso de Técnicas de capturas, equipamentos adequados, para melhor acolhimento e atendimento.

Associação Mata Ciliar 

A Associação Mata Ciliar é uma entidade sem fins lucrativos declarada de Utilidade Pública Federal e que desde 1987 desenvolve diversas ações para a conservação da biodiversidade. 

Em 1997 a Mata Ciliar iniciou os trabalhos com a fauna através do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres e do Centro para Conservação dos Felinos Neotropicais (Centro de Felinos).  E na Serra do Japi, em Jundiaí, que os animais silvestres encontrados em Valinhos em situação de risco, acidentados, ou que foram resgatados e apreendidos são encaminhados. Lá ficam sob a guarda da Mata Ciliar, recebem os cuidados necessários para sua reabilitação e posteriormente a soltura segura em seu habitat. 

Leia anterior

Prefeitura no Bairro: Programação de Aniversário de Valinhos

Leia a seguir

Fim de semana terá ações culturais, esportivas e de Mobilidade Urbana em comemoração ao aniversário de Valinhos