News

Prefeitura realiza roda de conversa sobre o Dia do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Além da ação sobre o dia 18 de Maio, o CRAS Centro também trouxe palestra sobre serviços prestados em aniversário da cidade.

Em comemoração ao aniversário da cidade, celebrado dia 28, a Prefeitura de Valinhos, por meio do CRAS Central da Secretaria de Assistência Social, aproveitou a oportunidade para promover dois eventos na EMEB Edina Bampa da Fonseca, localizada no Bairro Reforma Agrária, nesta quarta-feira (11). O primeiro foi uma roda de conversa sobre o dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, destinado aos alunos do 9º ano. A outra ação foi aberta à população, com apresentação dos serviços da unidade e resgate da história da cidade.

A roda de conversa começou de forma tímida com a pergunta sobre o que é exploração sexual (envolve troca, seja financeira, favores ou presentes) e abuso (imposto pela força física, ameaça ou sedução). Aos poucos, os alunos, acompanhados da professora de Língua Portuguesa, Rachel Ferreira Oliveira Santos, foram apresentando exemplos de situações cotidianas, inclusive presentes na internet, um meio que os adolescentes passam horas.

A reunião foi conduzida pelas assistente social, Letícia Maria Jacinto, e a psicóloga, Maiara Laufer, além da monitora técnica, Rosemeire Oliveira. A estratégia usada para apreensão dos conceitos foi via música, como rap, funk e outros estilos mais joviais, que apresentam um grande apelo sexual, contendo desrespeito, violência, imposição de constrangimento e outros comportamentos. 

“Ouvir a música não tem problema. Tem uma batida gostosa, mas se deve ter convicção do que se ouve e canta. É preciso cuidado com o que estão reproduzindo, normalizando”, ensinou as servidoras públicas. Segundo ambas, as letras e os comportamentos cotidianos devem incomodar as pessoas, quando retratando exploração e abuso, em diversos níveis.

“São temas importantes para se discutir e, muitas vezes, os alunos preferem conversar com alguém na escola. O diálogo é importante”, resumiu a professor Rachel. Para a aluna A.M.F.S, de 16 anos, a ideia da roda foi muito boa. “Tem coisa que a gente já sabe, mas quanto mais informação melhor”, reforçou a aluna.

CRAS
As servidoras públicas aproveitaram o encontro com a população para estimular o diálogo, com críticas, dicas e sugestões às condições da cidade. Entre os apontamentos estão a merenda escolar, o agendamento de consultas na UBS do bairro, o fechamento e transferência de alguns serviços médicos para unidades básicas vizinhas, como a farmácia. A resposta foi buscar seus direitos por meio dos Conselhos Municipais, que representam o idoso, a mulher, a criança e o adolescente e outros grupos.

A moradora do Reforma Agrária, Solange de Assis Scabello, 41 anos, dois filhos, além de retirar o cartão de monitoramento do Programa Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família), também buscou orientação para aquisição de outros benefícios, principalmente para a irmã. “Há vários benefícios, mas todos eles seguem critérios definidos”, explicaram as servidoras públicas.

Para sanar eventuais dúvidas, o CRAS Central atende todas as quartas, das 9 horas até as 11 horas, numa sala na escola municipal. Já para melhor atendimento sobre o cartão de monitoramento do Programa Auxílio Brasil, o CRAS Central fará um encontro no dia 8 de junho, às 9 horas, na escola. O objetivo é explicar como manter seu cadastro atualizado para garantir o benefício.

18 de Maio
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído pela Lei nº 9.970/2000, que foi marcada pelo Caso Araceli, ocorrido em 1973, na cidade de Vitória (ES). A menina de apenas 8 anos foi sequestrada, estuprada e morta por jovens de classe média alta. Apesar de ter tido todos os seus direitos violados, o crime ficou impune. 

A data é considerada uma estratégia de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes, servindo para alertar, informar, sensibilizar e mobilizar a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes.

Leia anterior

Movimento Fonte Sônia Renova preparou uma série de atividades nos dias 28 e 29 de maio!

Leia a seguir

No Programa Prefeitura no Bairro, Assistência Social leva serviços do CRAS ao Parque Portugal durante os dias 21 e 22 de maio