News

“Ser enfermeira é carregar a missão de olhar pelo outro, e dar tudo de si para que vidas sejam salvas”, Francisca

Enfermeira que atua há 28 anos na Santa Casa de Valinhos fala sobre a importância de sua profissão.

“Os enfermeiros são comprometidos com a saúde e o bem-estar do ser humano”

Hoje, 12 de maio é comemorado mundialmente o Dia da Enfermagem e o Dia do Enfermeiro, em homenagem a Florence Nightingale, marco da enfermagem moderna no mundo e que nasceu em 12 de maio de 1820.

No Brasil, além do Dia do Enfermeiro, entre os dias 12 e 20 de maio, comemora-se a Semana da Enfermagem, data instituída em meados dos anos 40, em homenagem a dois grandes personagens da Enfermagem no mundo: Florence Nigthingale e Ana Néri, enfermeira brasileira e a primeira a se alistar voluntariamente em combates militares.

Para homenagear os profissionais de enfermagem este semanário entrevistou a enfermeira Francisca Corsini, que atua há 30 anos na área, e destes 28 anos junto a Santa Casa de Valinhos. Francisca é formada em enfermagem e especializada em UTI pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Confira a entrevista:

Por que você escolheu seguir a carreira de enfermagem? 

Na verdade, a enfermagem é quem me escolher, e é através dela posso expressar minha dedicação e amor ao próximo.

O que é necessário para se tornar uma excelente enfermeira? 

Em primeiro lugar ter vocação, empatia e dedicação com o próximo.

Quais os maiores desafios enfrentados com a profissão no dia-a-dia? 

O maior desafio é achar que você não fez o seu melhor para com o próximo.

Durante a pandemia o profissional de enfermagem se desdobrou no comprometimento e bem-estar dos pacientes. Como foi essa experiência?  

Foi uma situação nova na saúde, mas atuamos com segurança para melhor atender os pacientes e familiares. 

O que representa a profissão para você?

Representa fazer sempre o melhor, com muito amor e segurança, pois são vidas que passa por nossas mãos.

O que mais lhe anima? E o que desanima em relação a sua profissão?

O que mais me anima na profissão é estar sempre ajudando o próximo. E a cada dia aprendo coisas novas, é muito gratificante salvar vidas.  O que desanima é quando vejo um profissional que não trabalha com amor.

Considerando sua experiência profissional, que diferença você vê entre a enfermagem de hoje e a que existia quando se formou?

A enfermagem quando me formei eram mais comprometidas, responsáveis e com mais amor a profissão. A enfermagem de hoje não tem esse comprometimento, infelizmente, e acaba falhando com o próximo. Muitos vão trabalhar pelo o emprego e não pela profissão.

Como você vê o futuro da enfermagem?

Espero que o futuro da enfermagem seja melhor. E que os profissionais melhorem a cada dia para acolher e dar uma assistência:  com segurança e amor.

Deixe um recado para os seus colegas de profissão e aos leitores do JTV!

Ser enfermeira é carregar a missão de olhar pelo outro, e dar tudo de si para que vidas sejam salvas. Nossa profissão é peça fundamental para o bom funcionamento da saúde. Exige dedicação, sacrifício e acima de tudo vocação.  Então, procure fazer o seu melhor para salvar vidas. Pois as nossas vidas são muito preciosas.

Leia anterior

Feira Arte na Praça traz o ‘Flashback na Praça’ para este domingo (15)

Leia a seguir

10 novos casos de Covid-19 em Valinhos