News

Está faltando espaço em casa? Confira 5 dicas para otimizar o espaço!

A falta de espaço em casa é muito comum, principalmente quando se considera que os imóveis estão cada vez menores e que temos uma tendência natural a acumular itens ao longo da vida. 

Esses problemas com falta de espaço em casa são ruins, pois há uma grande chance de tornar todos os ambientes desorganizados e nada funcionais. Além disso, ficar nessas áreas não é tão prazeroso, podendo comprometer seu descanso.

Quer se livrar desses problemas, mas não sabe como resolver a falta de espaço em casa? Não precisa mais se preocupar, é só conferir aqui dicas para otimização do espaço! Acompanhe e aproveite para adotá-las em seu lar!

5 dicas para otimização de espaço

Precisa otimizar o espaço em casa e não sabe exatamente como executar essa tarefa? Para lhe ajudar, listamos cinco dicas altamente eficazes. Confira quais são:

  1. Escolha móveis multifuncionais ou sob medida

Uma das formas de otimizar o espaço em seu lar é escolher e usar móveis multifuncionais ou sob medida. O móvel multifuncional é aquele que exerce mais de uma função.

O sofá-cama é um excelente exemplo, funcionando tanto como um móvel para se sentar e descansar como para dormir. Neste caso, você compra somente um móvel, mas acaba levando dois.

Outro bom excelente de móvel multifuncional é a cama box baú, que tem um espaço que possibilita o armazenamento de roupas de cama, casacos, sapatos, malas, entre outros itens, liberando mais área para organização de seu lar.

Os móveis multifuncionais são ótimos investimentos porque ocupam menos espaço, não comprometem a decoração e funcionalidade do ambiente, além de liberarem mais área útil na casa. Logo, são excelentes investimentos para otimização de espaço.

  1. Use o espaço vertical

Um erro muito comum nos lares é o uso do espaço horizontal, somente. Mas a área vertical é uma grande aliada para melhorar a organização e otimizar aumentar o espaço disponível.

Para usar a área vertical é simples: basta instalar armários, prateleiras, nichos, entre outros móveis na parede. Eles oferecerão um espaço extra para organização, podendo guardar objetos que não são utilizados frequentemente nesse local.

Outra dica é subir alguns móveis tradicionais, utilizando gavetas e pequenos armários embaixo deles. É o caso da cama e do sofá, elevando sutilmente sua altura. Além de otimizar o espaço, essa dica também contribui para personalizar a decoração, tornando-a diferenciada e criativa.

  1. Livre-se de excessos

Livrar-se de excessos é uma dica essencial para otimizar o espaço em seu lar. Ela exige um pouco de trabalho e de desapego, mas entrega um resultado incrível, aumentando a área útil do imóvel.

Para colocar essa dica em prática, comece por cômodos, revisitando tudo o que possui, inclusive dentro dos armários. Se não usa algo há muito tempo, não pretende utilizá-lo mais e esse item está em bom estado, a dica é separá-lo para doação ou para venda.

É possível vender com praticidade e facilidade em brechós online, mas tenha em mente que esses sites normalmente cobram uma taxa. Mesmo assim, compensa porque você conseguirá transformar um item sem uso em dinheiro, além de evitar a possibilidade de descarte e produção de lixo.

Caso o item esteja parado e sem uso porque está quebrado ou precisa de ajustes, verifique quanto custa um conserto ou adaptação. Se não tiver reparo e uso, jogue o item no lixo, fazendo o descarte de maneira adequada.

Essa dica vale para móveis, eletrônicos, roupas e acessórios, itens de decoração, entre outros. A dica é não ter dó e se desfazer de tudo que não usa mais ou não tem mais utilidade.

– Leia também:
>>> Declutter: o conceito que sua vida precisa!

  1. Aposte no espaço integrado

O espaço integrado dá sensação de amplitude, como se a área fosse maior do que realmente é. Além disso, há um ganho de espaço, ainda que pequeno, tornando o ambiente mais agradável.

Para integrar espaços, basta remover divisórias de ambientes. Se elas não forem móveis, como portas, é interessante investir em uma pequena reforma para derrubar paredes que não são estruturais.

Uma das opções mais utilizadas em imóveis residenciais é a integração entre sala e cozinha, usando um balcão como divisória e limitação de ambientes. Trata-se da famosa cozinha americana.

Um dos principais diferenciais da integração é que além de ganhar espaço, os ambientes se tornam melhor iluminados e muito mais agradáveis, valendo a pena a reforma.

  1. Armazene em um box de self storage

Revisitou tudo o que tem em casa e ainda ficou com bastante itens dos quais você não consegue se desfazer? Uma dica infalível é transferi-los para um box de self storage!

O self storage é um serviço de autoarmazenamento em que você aluga um box (espaço) e guarda nele o que quiser, pelo tempo que precisar.

Trata-se de uma das melhores soluções para ganhar mais espaço em casa, porque permite transferir itens sem uso no momento ou que têm algum apelo emocional, mantendo-os em um local adequado. Assim, aumenta-se a área útil disponível no imóvel.

O aluguel de box em self storage conta outros diferenciais, como o fato de ter contratação desburocratizada, facilidade de renovação de contrato e segurança. Além disso, o valor do aluguel é acessível, sem pesar em seu orçamento mensal.

É muito mais econômico alugar um box de self storage do que locar um imóvel maior, por exemplo. Outro diferencial é que não há cobrança de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), o que ajuda a baratear o serviço, sem prejudicar sua qualidade.

Onde alugar box de self storage?

Quer investir nessa dica e alugar um box de self storage? Então, saiba que a Guarde Mais é a melhor alternativa para manter seus itens pessoais e de decoração.

Guarde Mais é uma empresa com vasta experiência em self storage, famosa por prestar serviços de autoarmazenamento de qualidade superior e ótimo custo-benefício.

A empresa conta com unidades completas de self storage nas principais cidades do país, disponibilizando serviços de excelência, em ambientes com segurança reforçada.Aproveite para entrar em contato para saber como alugar um box de self storage com a Guarde Mais e otimize o espaço em sua casa!

Leia anterior

Mutirão de empregos em São Paulo leva milhares de pessoas para a fila

Leia a seguir

Como se tornar um especialista no Poker Texas Holdem