News

Com previsão de frio intenso na semana, Prefeitura faz força-tarefa para acolhimento de pessoas em situação de rua

Meteorologistas preveem a semana como a mais fria do ano.

A Prefeitura de Valinhos, a partir desta segunda-feira (16), dá início à força-tarefa especial para acolhimento de moradores em situação de rua, por conta da forte frente fria anunciada pela meteorologia. As ações são integradas entre as Secretarias de Assistência Social, Saúde, Segurança e Cidadania, por meio da Guarda Civil Municipal, da Coordenadoria do Bem-Estar Animal, vinculada ao Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, e Fundo Social de Solidariedade (FSS), em parceria com a Polícia Militar (PM). Entre elas estão o oferecimento de abrigo temporário nestas noites aos moradores em situação de rua, no Abrigo do Joapiranga, distribuição de cobertores e esquema especial de atendimento, se necessário, na UPA.

A Defesa Civil alerta para forte frente fria que atingirá todo o Estado de São Paulo, a partir desta terça-feira (17). Segundo o secretário de Assistência Social, Argeu Alencar da Silva, durante a reunião foram apontadas as principais ações para esta semana em enfrentamento ao frio, com baixa temperatura principalmente nas madrugadas. “Os moradores em situação de rua poderão ficar no abrigo municipal, no bairro Joapiranga e, aquele que preferir não ir, receberá cobertor”, explicou ele, lembrando que os animais dos moradores também poderão ficar no abrigo.

Também foi definido esquema de segurança na Saúde, caso seja necessário atendimento emergencial em caso de hipotermia (queda significativa e potencialmente perigosa na temperatura do corpo. A causa mais comum é a exposição prolongada ao frio). “O ponto de referência é a UPA”, acrescentou o secretário. Conforme ele, as abordagens noturnas contarão com a colaboração da GCM e da PM.

Segundo o diretor do Fundo Social, Fábio Cuono, o órgão possui uma reserva de cobertores, que será utilizada de acordo com a necessidade. “Também estamos aptos a atender as famílias com vulnerabilidade social também”, afirmou o diretor. 

Campanha de Inverno
Desde o último dia 11, Valinhos iniciou a tradicional campanha de inverno, com o slogan Inverno Solidário 2022, com o lançamento feito na EPTV. O FSS está disponibilizando caixas e transporte para as escolas, condomínios e a todos que quiserem participar desta tão importante campanha solidária. “Estamos pedindo roupas de frio e cobertores”, adiantou o diretor.

Leia anterior

Virada SP acontece em Santa Bárbara d’Oeste

Leia a seguir

Futsal Feminino de Valinhos empata neste domingo (15)