News

Valinhos se mobiliza para 18 de Maio

18 de maio: Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Informativo

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Valinhos junto com Entidades de Assistência Social do Município e as equipes técnicas dos CRAS e CREAS estão se mobilizando para realizar atividades de combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, várias ações estão programadas nas unidades e ONGS da cidade, para falar sobre a relevância do tema.

O CMDCA alerta que para entender a importância de enfrentar a violência sexual contra crianças e adolescentes é essencial conhecer o contexto e a dimensão dessa questão. A falta de conhecimento sobre os direitos da infância e adolescência também contribui para o aumento das violações. Focar nas campanhas educativas de prevenção é um caminho.

As Entidades juntamente com as Equipes da Secretaria de Assistência Social estarão se reunindo no dia 18/05 as 8h no CACC, para realizar uma caminhada que passará pela Prefeitura se dirigindo ao Largo São Sebastião, com faixas e cartazes.

Qual é a diferença entre abuso sexual e exploração sexual de crianças e adolescentes? Ambos, na verdade, se caracterizam como violência ou abuso sexual. A diferença está no fato de que na exploração sexual há a utilização sexual de crianças e adolescentes com fins comerciais e lucrativos, ou seja, vendem-se seus corpos para conseguir dinheiro.

Segundo o artigo 13 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), você deve fazer uma denúncia no caso de suspeita ou confirmação de violações de direitos humanos de crianças e adolescentes, de qualquer tipo, incluindo a violência sexual (abuso ou exploração sexual). Assim como, é papel dos profissionais da rede de atenção à infância e adolescência identificar e denunciar tais situações.

Como denunciar: Disk 100

Sobre o dia 18 de maio

Instituído pela Lei Federal 9.970/00, o dia 18 de Maio representa o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro e que já alcançou muitos municípios do nosso país.

Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.

QUANDO / HORÁRIO

18 de maio – a partir de 8h

ONDE

CACC (Centro de Artes, Cultura e Comércio) Av. dos Esportes  S/N- Vila Olivo  – Valinhos

Grupo de Mobilização 18 de Maio:

Poder Publico:

Secretaria de Assistência Social

Serviços:

  • Cras Central I,
  • Cras Central II,
  • Cras Figueiras 
  • Cras São Marcos
  • CREAS

Sociedade Civil:

Entidades:

  • Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos – Família Acolhedora.
  • Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos  – SCFV
  • Centro de Orientação Humana e Cristã Santa Rita de Cássia – COHCRIC – SCFV
  • Círculo de Amigos do Patrulheiro de Valinhos
  • Aces – SCFV

Leia anterior

Nova morte por covid-19 em Valinhos

Leia a seguir

81,19% da população de Valinhos vacinada com ao menos duas doses contra a Covid-19