News

Conferência em Valinhos para avaliação do Plano Nacional de Educação

A plenária terá início no sábado às 8h00, na EMEB (Escola Municipal de Educação Básica) Cecília Meirelles, no Jardim Paraíso.

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Educação, juntamente com o Conselho Municipal da Educação (CME), promovem no próximo sábado (21) uma plenária para a continuidade das ações da II Conferência Municipal de Educação com o tema “Inclusão, Equidade e Qualidade: compromisso com o futuro da Educação Brasileira”, visando avaliar o atual Plano Nacional de Educação e sua construção para os anos 2024/2034.

A plenária terá início no sábado às 8h00, na EMEB (Escola Municipal de Educação Básica) Cecília Meirelles, no Jardim Paraíso, para discutir três eixos estabelecidos pelo Documento Referência da IV CONAE 2022 (Conselho Nacional da Educação), com encerramento às 14h00. Para se inscrever, os interessados em participar devem acessar o link:  https://forms.gle/zGTbMvTXv2U11QhL8.


A conferência teve sua abertura realizada no último dia 29 de abril, na Câmara Municipal de Valinhos. O objetivo é oferecer uma oportunidade democrática, organizada pelo Poder Público e articulada com a sociedade para que todos possam participar do desenvolvimento da Educação Nacional. A ação integra as atividades propostas em nível nacional da IV CONAE (Conselho Nacional da Educação).

Entre os objetivos da CONAE estão avaliar a implementação do II Plano Nacional de Educação – II PNE, com destaque específico ao cumprimento das metas e das estratégias intermediárias, dos planos estaduais, distrital e municipais de Educação, além dos avanços e os desafios para as políticas públicas educacionais. 

Os resultados das discussões na Conferência Municipal para a elaboração do texto referência serão direcionados em cada um dos três eixos, sendo a avaliação das diretrizes e metas do PNE 2024 – 2034; Uma escola para o futuro: Tecnologia e conectividade a serviço da Educação; e avaliação da legislação inerente e do modelo em construção.

“Contamos com a participação e presença de todos para darmos início a esse debate de grande importância para a educação”, destacou a secretária da Educação, Claudineia Vendemiatti Serafim. De acordo ainda com a secretária Claudineia, a Etapa Municipal possui caráter deliberativo e deve apresentar o conjunto de propostas, a serem encaminhadas para a Etapa Regional, que subsidiará a avaliação do Plano Nacional de Educação e fundamentará a constituição do Sistema Nacional de Educação – SNE, em conjunto com outros Municípios, Estados e o Distrito Federal, abrangendo, especialmente, a participação das entidades educacionais e da população em geral.

“Enfatizamos a importância desta Conferência e que suas contribuições somadas a de outros Municípios e Estados subsidiarão, no final 2022 a grande CONAE – Conferência Nacional de Educação. Todo este esforço será para iniciar em 2023 a elaboração do próximo Plano Nacional de Educação 2022/2023”, destaca ainda a secretária de Educação de Valinhos.

Leia anterior

Prefeitura inicia sinalização viária da Alameda Itahim no Joapiranga

Leia a seguir

Valinhos lança projeto Protagonismo e Equidade na Escola