News

Valinhos lança projeto Protagonismo e Equidade na Escola

Com a implantação do projeto propõe-se a designação de um profissional da educação da rede de ensino de Valinhos para trabalhar exclusivamente com o programa.

Com o objetivo de estabelecer a inclusão no currículo oficial da rede municipal de ensino de Valinhos, a Prefeitura, com a ação da Secretaria de Educação, lançou nesta segunda-feira (16), na sala Ivan Fleury Meirelles, no Paço Municipal, o projeto ‘Protagonismo e Equidade na Escola, que será desenvolvido dentro da temática ‘História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena’, que se refere à Lei Federal nº 10.639/2003 (alterada pela Lei nº 11.645/2008).

Com a presença de educadores, supervisores, gestores, da prefeita Capitã Lucimara Godoy , da secretária da pasta, Claudineia Vendemiatti Serafim , da Diretora pedagógica, Ana Angélica Júlio, do dr. Pedro Montagnani, atual presidente da Comissão de Igualdade Racial na OAB Ordem dos Advogados do Brasil) de Valinhos, dos representantes da Associação Cultural Afro Brasileira de Valinhos e coletivos de estudos Tereza Benguela, Luís Carlos da Silva e Ana Paula Galante, do fundador e responsável pelo Coletivo da Marcha Zumbi dos Palmares de Valinhos, Josué Roupinha Junior.

De acordo com a Secretaria de Educação, com a implantação do projeto propõe-se a designação de um profissional da educação da rede de ensino de Valinhos para trabalhar exclusivamente com o programa, articulando ações para apoiar professores na elaboração de atividades educacionais dentro das temáticas relacionadas. “Além disso, tendo como foco o protagonismo juvenil, por meio de debates e atividades acerca dos direitos das pessoas, esse profissional irá desenvolver uma série de medidas, como formações sobre diversidade étnico-racial e cultural, orientar a produção de materiais de mídias digitais que propiciem discussões relacionadas à referida lei; mediar situações diversas quando as temáticas trabalhadas exigirem; construir as demandas a partir das necessidades dos estudantes; além de estimular a criação e a realização de Assembleias Escolares”, detalhou a secretária Claudineia, com base no novo projeto educacional.

De acordo com o professor da rede municipal e coordenador da área de informática, Cesar Augusto Gomes, que foi convidado pela Secretaria para produzir o projeto e organizar os trabalhos, que inclui uma equipe de educadores da rede municipal e também da área jurídica da Assistência Social, em uma próxima etapa, a Secretaria da Educação irá trazer formações com profissionais especializados nas temáticas que abrangem a referida lei para gestores e professores das unidades escolares, sendo que já há propostas de cursos de formação pedagógica a serem analisadas.

“Até o presente momento foram realizadas diversas ações dentro da temática, mas de maneira isolada de professores e diretores que acreditam na importância do tema e trabalham em salas de aulas. Mas, com a implementação do projeto, e para se fazer valer a lei de fato, é preciso dar formação aos professores, aos gestores, para que possam trabalhar, uma vez que poucos tiveram essa formação na faculdade. É preciso material didático apropriado. E isso depende de verbas, de vontade política e de acreditar que houve uma injustiça com uma população inteira, e que isso precisa ser corrigido. E poucos governantes tiveram essa sensibilidade. Neste momento sobem um degrau a prefeita capitã Lucimara e a secretária Claudineia que historicamente implementam esse projeto em Valinhos”, disse o professor que é afrodescendente.

Saiba mais
São originalmente os produtores deste projeto, além do professor César, sob a orientação da Diretora do Departamento Pedagógico, Ana Angélica Júlio, os seguintes membros do grupo: Mara Marta Francisco (Coordenadora Pedagógica – Rede Municipal Ensino); Marcus Bovo de Albuquerque Cabral (Assessor de Políticas de Direitos Humanos –  Secretaria de Assistência Social); Marcos Vinicius Modro (Formador Técnico de Educação –  Secretaria da Educação); Nadir Vidal (Formador da área de Arte – Secretaria da Educação); Odilon Marciano da Mata (Professor de História / Educação Especial – Rede Municipal Ensino); Uassyr de Siqueira (Formador da área de História – Secretaria da Educação) e Wellington Aldo Paiva de Souza (Vice-diretor – Rede Municipal Ensino).

Leia anterior

Conferência em Valinhos para avaliação do Plano Nacional de Educação

Leia a seguir

Ações de limpeza pública e zeladoria nesta quarta-feira (18) em Valinhos