News

Prefeitura distribui 34 cobertores e encaminha mais 8 pessoas ao abrigo

No total dos 2 dias da ação, 16 pessoas em situação de rua foram acolhidas; GCM alerta para perigo das fogueiras em dias frios.

A Prefeitura de Valinhos entregou na última quarta-feira (18), a segunda noite mais fria do ano, 34 cobertores às pessoas em situação de rua. Durante a ação, que começou no início desta semana, foram levadas 8 pessoas para pernoite no abrigo municipal, no Joapiranga. 

A equipe que começou na última segunda-feira (16), em parceria das Secretarias da Saúde, de Segurança e Cidadania, por meio da GCM, da Coordenadoria do Bem-Estar Animal, vinculada ao Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, e Fundo Social de Solidariedade (FSS), além da Polícia Militar (PM). 

“Nesta quarta-feira, encontramos 7 pessoas, entregamos 4 sacos de dormir e cobertores para todos”, relatou o secretário de Assistência Social, Argeu Alencar da Silva, que relembrou que foram encaminhadas 8 pessoas para pernoite. No abrigo, os usuários têm direito a jantar, ceia da noite e café da manhã no dia seguinte, além do banho. “Os pets encontrados foram cuidados tanto pela equipe da Coordenadoria do Bem-Estar Animal de Valinhos como por voluntários do 3º Setor da cidade”, acrescentou o secretário.

Trabalho da GCM
Já a Guarda Civil Municipal de Valinhos distribuiu cerca de 30 cobertores para a população em situação de vulnerabilidade social, de forma emergencial para amenizar os impactos da queda de temperaturas, que nas últimas madrugadas chegou a seis graus. Segundo o comando da guarda, as equipes de patrulhamento noturno já saíam da base da corporação com cobertores nas viaturas. “À medida que, durante o trabalho de segurança nas ruas, encontrassem alguma pessoa em situação de vulnerabilidade foi oferecido um cobertor para aquecer e enfrentar o frio”, explicou o comandante da GCM, Aparecido Ignácio 

Por sua vez, o secretário de Segurança Pública e Cidadania, Osmir Cruz, salientou que nos próximos dias a GCM e Defesa Civil continuarão em alerta para acolher a população e orientar sobre questões ligadas à queda de temperatura. “As pessoas querem se esquentar e, às vezes, fazem uma fogueira para aquecer o corpo. Isso pode ser perigoso, na medida que fagulhas podem se espalhar e ocasionar um incêndio”, alertou Cruz.

Campanha de solidariedade
Além de colaborar na ação, o Fundo Social de Solidariedade também iniciou a tradicional campanha de inverno, no início de maio. O órgão convida as empresas e instituições a participar do movimento. “Para quem quer arrecadar, entrem em contato, verificamos o endereço e acertamos data para entrega da caixa de arrecadação e cartaz. Nos prontificamos a ir buscar assim que a caixa estiver cheia”, finalizou o diretor.

Histórico
No primeiro dia, foram atendidas 10 pessoas, sendo 8 encaminhadas para o abrigo municipal, no Joapiranga. Apesar do frio, não houve registro de nenhuma ocorrência grave.

As principais ações são a remoção dos moradores em situação de rua ao abrigo de Joapiranga, distribuição de cobertores e esquema de prevenção à saúde, com referência na UPA.

Os principais locais e vias públicas com pessoas em situação de rua na cidade são a Estação de trem,  Viaduto da Vila Santana (Av. Brasil), Praça 500 anos, próximo ao banheiro público, Praça da Bíblia, Canteiro central da Av. dos Esportes, entre SEAS e Rodoviária,  Rua Antônio Carlos, Rua Treze de Maio (próximo a FabriSpuma), Terminal Rodoviário e o CACC. “A maioria das pessoas que ficam no CACC frequentam o SEAS (Serviço Especializado de Abordagem Social) e retiram doação de cobertores e roupas”, salientou o secretário.

Para mais informações, o telefone do Fundo Social é (19) 3849-4000.

Leia anterior

6ª Edição da Feira Virtual de Estágios e Empregos oferece mais de 150 mil oportunidades em 72 horas de programação

Leia a seguir

Operação Inverno a partir do dia 23 em função das baixas temperaturas