News

Palestra reforçará ações da Prefeitura na proteção à mulher e no combate à violência doméstica

Evento será gratuito e aberto ao público, a partir das 9 horas no auditório da Faculdade Anhanguera, na Avenida Invernada, 595 – Vera Cruz.

A palestra sobre o combate à violência doméstica e proteção a mulher que a Prefeitura de Valinhos está preparando e vai realizar no próximo dia 27, sexta-feira, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Cidadania, é mais uma das ações que a administração municipal está desenvolvendo para fortalecer a conscientização sobre os direitos das mulheres. O evento, que será gratuito e aberto ao público, concentrará três especialistas no assunto e será realizado a partir das 9 horas no auditório da Faculdade Anhanguera (Avenida Invernada, 595 – Vera Cruz).

A Coordenadoria Especial de Políticas para Mulheres, por exemplo, vinculada à Secretaria de Assistência Social, tem a missão de formular, coordenar, articular e acompanhar as políticas e diretrizes do governo municipal quanto à defesa dos direitos da mulher, visando coibir às desigualdades de gênero.

O plano de trabalho da Coordenadoria da Mulher inclui reuniões mensais, com objetivo de estruturar o fluxo de encaminhamento dos diversos serviços da rede de proteção às mulheres em situação de violência doméstica, em condições de vulnerabilidade psicossocial. Também realiza encontros específicos com alguns serviços públicos de atendimento às mulheres e procura parcerias para o desenvolvimento de projetos voltado para a autoestima e promover programas educativos para homens autores de agressões no município.

Outro passo importante dado pela prefeita Capitã Lucimara Godoy na defesa da mulher valinhense é a apresentação na Câmara Municipal do Projeto de Lei 110/2022 que institui o Projeto Guardiã Maria da Penha, prevendo ações articuladas com o Ministério Público do Estado e destinação exclusiva de viatura e equipes de agentes da Guarda Civil Municipal para cumprimento das diretrizes da Lei.

O projeto está em tramitação nas comissões do Legislativo.

PALESTRA
Na lista de palestrantes do próximo dia 27, na FAV, está a ex-delegada da Delegacia de Defesa da Mulher de Campinas e professora da Academia da Polícia Civil do Estado de São Paulo “Dr. Coriolano Nogueira Cobra”, Teresinha de Carvalho, ela que foi a primeira mulher a dirigir a delegacia especializada em Campinas, e vai abordar o tema Violência Contra Mulher e Feminicídio. Na sua exposição os participantes poderão conversar com ela sobre crime de stalking (perseguição), violência política contra mulheres, machismo e feminismo estrutural, empoderamento feminino, entre outros.

O secretário de Segurança Pública e Cidadania de Valinhos, Osmir Cruz, doutor em educação, mestre em história da educação e especialista em filosofia contemporânea e história vai fazer uma abordagem histórica sobre as diferentes mudanças da figura feminina nos séculos XIX, XX e XXI, e a coordenadora geral e guarda municipal de Cosmópolis, Cintia Lorena Meira Dias, vai falar de políticas públicas que podem ser desenvolvidas em defesa da mulher.

Leia anterior

Valinhos confirma 23 novos casos de Covid-19

Leia a seguir

Programa Bem Estar no Seu Bairro realiza cadastro de animais no bairro São Bento em Valinhos