News

Obras no Centro de Operações e Inteligência da GCM começam na próxima semana em Valinhos

É a sequência do projeto já anunciado pela Prefeita e que faz parte do Plano de Governo na área de segurança, um dos principais investimentos nesta área para Valinhos

A prefeita Lucimara informou nesta quinta-feira (23), que as obras estruturais do COI (Centro de Operações e Inteligência) da Guarda Civil Municipal que vai monitorar veículos em pontos estratégicos da cidade por meio de câmeras e sistema de tecnologia de segurança, começam na próxima semana.

A construtora encarregada pela obra já visitou os ambientes onde serão feitas as adequações para planejar as primeiras intervenções. É a sequência do projeto já anunciado pela Prefeita e que faz parte do Plano de Governo na área de segurança, um dos principais investimentos nesta área para Valinhos.

Paralelamente às obras do COI, que será a sala de monitoramento onde ficarão os guardas civis municipais recebendo as informações das câmeras de segurança, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Cidadania, já instalou em diversos pontos da cidade os postes que sustentarão esses dispositivos e também está ocorrendo a instalação elétrica para funcionamento das câmeras. 

“Em breve também vamos iniciar o treinamento do pessoal que vai trabalhar com esse sistema de monitoramento. É um momento importante, pois com essa qualificação vamos unir dois elementos importantes para sustentação da preservação da segurança pública: a alta tecnologia do sistema e a experiência tática dos agentes adquirida ao longo dos anos na corporação”, ressaltou o secretário de Segurança Pública e Cidadania, Osmir Cruz.

O objetivo do COI, conforme a prefeita Capitã Lucimara Godoy, é fornecer às policias locais (Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil) informações qualificadas e estatísticas para análises de forma inteligente, promovendo a intensificação do trabalho conjunto e reduzindo o tempo de resposta das ações preventivas e repressivas de segurança pública, de modo a dar continuidade a diminuição dos índices de criminalidade no município.

Leia anterior

Menina de 11 anos estuprada que tinha sido impedida de fazer o aborto, consegue realizar o procedimento

Leia a seguir

Operação Força Total combate criminalidade em Campinas