Recanto dos Velhinhos de Valinhos: Cinco décadas de amor e cuidado

O Recanto dos Velhinhos de Valinhos atualmente acolhe 50 idosos, com idades que variam de 65 a 95 anos

Uma história de 50 anos de dedicação à velhice, o Recanto dos Velhinhos de Valinhos é uma instituição que brilha como um farol de solidariedade na cidade. Conversamos com Valquíria Sperancin Mancebo, atual Coordenadora do Recanto, para conhecer a trajetória e as realizações dessa entidade tão especial.

Fundado em 1973, o Recanto nasceu da visão de um grupo de 125 pessoas que reconheceram a necessidade de cuidar da velhice desamparada na cidade. No dia 30 de outubro daquele ano, essas almas generosas se reuniram na Sala Ivan Fleury Meirelles da Prefeitura de Valinhos, com o prefeito Arildo Antunes dos Santos no cargo, para estabelecer uma sociedade civil sem fins lucrativos. O objetivo era claro: oferecer amparo aos idosos, independentemente de raça, cor, condição social, credo político ou religioso. O primeiro presidente eleito foi Osvaldo Bombonatti, com Arlinda Chiari Brandini como vice-presidente.

Ademir Rossi, atual Presidente do Recanto

Hoje, o Recanto dos Velhinhos de Valinhos se estende por uma área de 32.185m², que foi gentilmente doada pela Prefeitura de Valinhos. A infraestrutura inclui 2.000m² de espaço construído, com 34 quartos, todos com banheiro privativo, três salas de TV, um refeitório, uma academia de ginástica, uma sala de fisioterapia, uma sala de enfermagem, duas salas médicas/enfermeira-chefe, uma sala de cabeleireiro, uma sala de arte terapia, uma capela, um prédio administrativo com várias salas, uma portaria, uma sala de serviço social, uma sala de psicologia, uma cozinha, despensas, uma sala de telemarketing e uma lavanderia. Além disso, o local oferece um salão de festas e abriga o Bazar da instituição.

A atual infraestrutura é resultado de um esforço contínuo e de grandes conquistas ao longo dos anos. Entre as realizações notáveis está o projeto “Janelas para a Vida”, que envolveu o fechamento de toda a área de varanda, e a “Praça da Amizade”, que se tornou um cartão postal da entidade e está sendo revitalizada em comemoração ao cinquentenário.

As celebrações do cinquentenário do Recanto dos Velhinhos de Valinhos já estão em andamento, com destaque para o Jantar dos 50 anos, marcado para o dia 28 de outubro

O Recanto dos Velhinhos de Valinhos atualmente acolhe 50 idosos, com idades que variam de 65 a 95 anos. Uma equipe de 60 funcionários, incluindo cuidadores, auxiliares de enfermagem, cozinheiras, auxiliares de cozinha, equipe de limpeza, auxiliar de manutenção, operadoras de telemarketing, porteiros, vigias, motoristas e auxiliares administrativas, trabalha incansavelmente para garantir o conforto e o bem-estar dos residentes.

Uma equipe técnica formada por coordenadora, médica, enfermeira-chefe, assistente social, psicólogas, nutricionista, fisioterapeuta e preparador físico é essencial para atender às necessidades dos idosos, muitos dos quais enfrentam desafios de saúde física e mental.

O voluntariado desempenha um papel fundamental no Recanto, contribuindo para atividades como a digitação de notas fiscais, o funcionamento do Bazar e a organização de eventos. Visitas aos idosos são muito bem-vindas e podem ser realizadas às terças, quintas, sábados e domingos, das 13h às 16h.

As celebrações do cinquentenário do Recanto dos Velhinhos de Valinhos já estão em andamento, com destaque para o Jantar dos 50 anos, marcado para o dia 28 de outubro, no Country Club de Valinhos. O evento contará com a presença do cantor italiano Tony Angeli e do Grupo Star Brasil, prometendo ser uma noite memorável para toda a comunidade.

O atual presidente, Ademir Rossi, compartilhou suas palavras de gratidão: “É uma satisfação enorme estar à frente do Recanto dos Velhinhos de Valinhos como Presidente nessa data de grande importância. Depois de mais de 30 anos de trabalho voluntário aqui na entidade, me sinto privilegiado por Deus por poder comemorar o cinquentenário da entidade junto dos demais ex-presidentes que fizeram parte dessa história. O Recanto tem uma história de 50 anos de trabalho e dedicação à velhice, sendo a única entidade filantrópica da cidade que acolhe idosos carentes de Valinhos. Por esse motivo, é digna de muitas comemorações. Deixo aqui o meu convite a todos os que desejam ajudar e apoiar essa causa, que venham comemorar conosco o cinquentenário do Recanto no próximo dia 28 de outubro de 2023, no Country Club de Valinhos.”

Leia anterior

Presença de agrotóxicos na água gera preocupação na Unicamp, mas órgãos afirmam que está dentro dos limites seguros

Leia a seguir

A região de Campinas supera a capital e se destaca como o novo epicentro industrial de São Paulo, impulsionando a economia do interior com foco em setores estratégicos