Campanha de doação de sangue promovida pela Sanasa em parceria com o Hemocentro Campinas é aberta à população na quarta-feira

Nesta quarta-feira, o Voluntariado Sanasa, em colaboração com o Hemocentro Campinas, promove uma campanha de doação de sangue aberta ao público. A coleta dos doadores voluntários acontecerá das 8h30 ao meio-dia na unidade volante do Hemocentro, estacionada no Espaço Jardim dos Espelhos, próximo à fonte, na sede da Sanasa, localizada no bairro da Ponte Preta. Para participar, os interessados deverão apresentar um documento com foto e o endereço completo com CEP. Caso chova, a ação será cancelada, conforme informado pela organização.

O sangue doado é submetido a rigorosos critérios técnicos e distribuído gratuitamente aos hospitais públicos e filantrópicos da região de Campinas. Além da coleta de sangue, o Hemocentro realizará o cadastramento de voluntários entre 18 e 35 anos para doação de medula.

Lembrando que para doar sangue, não é necessário estar em jejum, mas é recomendável evitar alimentos gordurosos no dia da doação. Além disso, o doador deve abster-se de fumar até duas horas antes e duas horas após a coleta. É preciso pesar no mínimo 50 kg, e idosos com mais de 60 anos não podem fazer a doação pela primeira vez.

Há algumas restrições para a doação de sangue, como não doar se a pessoa estiver com gripe, febre ou infecção, se for portadora de sífilis, malária ou doença de Chagas, se for alcoolista crônico ou tenha ingerido bebida alcoólica nas últimas 24 horas, se estiver grávida, em período de pós-parto até três meses ou amamentando, se possuir comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis, se for ou já foi usuário de drogas injetáveis, se fez endoscopia há menos de seis meses, se contraiu hepatite após os 11 anos de idade, ou se fez tatuagem ou piercing há menos de 12 meses.

Leia anterior

Atual legislatura é a que menos renovou parlamentares em toda história

Leia a seguir

Transporte especial e serviços essenciais garantem atendimento no Feriado de Finados em Valinhos