News

Anos de história e tradição do Restaurante Ishikawa

A culinária é responsável por criar diversas memórias afetivas

Por Luanna Dias

A culinária é responsável por muitas recordações na vida das pessoas, indo além do simples ato de alimentar. Ela cria memórias afetivas através do sabor, que remetem à infância, um ente querido ou um aniversário memorável, e também proporcionam momentos de lazer e comemoração.

Masao Ishizaki, de 73 anos, responsável pelo restaurante Ishikawa, reconhece a importância da gastronomia e tenta trazer a melhor experiência possível para o ambiente. Após 39 anos imerso no universo da gastronomia oriental, decidiu empreender, contando com o apoio de seus filhos e esposa para transformar seu sonho em realidade. O nome do restaurante, uma homenagem aos antepassados, é uma fusão de “Ishi” (pedra) da família paterna Ishizaki e “Kawa” (rio) da família materna Kawassumi.

O Restaurante Ishikawa funciona desde 2003 e vai sendo passado de geração em geração. “Com a pandemia, quem assumiu o restaurante foi o meu filho, Alexandre. Mesmo com todos os obstáculos, ele manteve o restaurante com uma equipe bem reduzida e, após a pandemia, com uma equipe maior. Ele levou o nosso nome para longe nos Festivais do Japão de Belo Horizonte, Presidente Prudente e Registro, além de Jundiaí, Vinhedo, Sumaré, Piracicaba, Americana, Limeira, Serra Negra, Salto e Campinas”, contou Masao.

Masao Ishizaki, após 39 anos imerso no mundo da culinária, decidiu empreender

Possuir tantos anos de tradição proporciona diversas histórias interessantes para contar. Seja com algum cliente inusitado ou situação inesperada. No caso de Masao, essa memória ainda está guardada em seu coração: “O momento mais marcante da minha vida foi quando fui escolhido pelo presidente do Brasil para servir o príncipe, que se tornou imperador do Japão em 1975, com apenas 25 anos. Essa experiência me dá energia até hoje”.

Apesar de todos os desafios enfrentados ao longo dessa trajetória, com o suporte da família, as batalhas são vencidas com mais facilidade, e o sucesso, garantido. Apesar das conquistas, os planos não param por aí. Para o futuro do restaurante, o desejo da família é levar o nome Ishikawa por todo o mundo.

Para os seus clientes, Masao Ishizaki deseja transmitir um ambiente familiar e acolhedor: “A característica mais marcante do nosso restaurante é a família. Na correria do dia-a-dia, as pessoas não conseguem criar memórias. Por isso gostaríamos de receber muitas famílias valinhenses e da região para que possamos servir uma refeição cheia de amor e transmitir toda essa nossa energia positiva nesses momentos vividos. Um dos pratos em destaque no restaurante é o Oyako Donburi, que significa pai e filho, representando nossa trajetória”, finalizou.

Leia anterior

Pesquisa do IBGE revela: Mais galinhas que habitantes em Valinhos

Leia a seguir

Valinhos On The Road oferece Encontro de Carros Antigos e Orquestra de Violas Caipira