News

Empreender também precisa de planejamento

Cada vez mais as empresas buscam automatizar processos através da tecnologia disponível e com isso, ocorre uma mudança no mercado de trabalho. E isso já vem ocorrendo a algum tempo. Um excelente exemplo disso é a indústria automotiva. Antigamente a produção empregava milhares de trabalhadores. Hoje há milhares de robôs que fazem boa parte do trabalho de montagem de um carro.

Além da mudança na especialização profissional daqueles que se mantém na indústria, que exige uma atualização constante, ocorre uma necessidade de se reinventar e por falta de opção ou por sonho pessoal, muitos acabam encontrando na abertura de um negócio próprio uma possibilidade de manter a renda e se manter ativo na vida.

Infelizmente muitos se frustram nessa empreitada, seja pela burocracia e pelos custos envolvidos em se manter um empreendimento no Brasil. Outros não têm sucesso ou passam por muitas dificuldades por não terem se planejado adequadamente.

Pesquisas mostram que há um percentual enorme de pequenos negócios que fecham nos primeiros anos de existência. Um dos principais motivos é a falta de gestão. E o problema começa logo na concepção do negócio. Muitos não fizeram um plano de negócios detalhado, com previsões de receitas e despesas, disponibilidade de capital de giro, entre outros aspectos.

A partir daí surgem problemas como buscar recursos financeiros em bancos, mas às vezes com taxas de juros altas. Isso quando se consegue o crédito, pois para pequenos negócios os bancos não são muito abertos a correr riscos. Exigem garantias que a grande maioria não tem como atender.

Outro fator que contribui também para o fracasso de um empreendimento é não separar o dinheiro da pessoa física e da pessoa jurídica. Há que se ter clareza de quanto o empresário precisa e quanto ele pode efetivamente fazer de retirada da sua empresa. Mesmo que ela seja viável do ponto de vista econômico, se não houver um cuidado especial na administração financeira do negócio, ela passará por problemas e pior, não estará preparada para a menor dificuldade que vier.

O fato é que para abrir um negócio próprio é imperativo fazer um planejamento adequado e o empreendedor ou aqueles que buscam um dia abrir seu negócio, busquem informações e ajuda de pessoas ou empresas experientes, se preparando o máximo possível para os desafios que podem surgir. Isso envolve também um aprimoramento pessoal significativo. As suas competências adquiridas na sua vida profissional podem ser insuficientes para essa nova empreitada.

Leia anterior

Valencia FC é o novo campeão da elite do futebol valinhense 

Leia a seguir

Bazar Sancris Shop