News

Milei afirma que Lula “será bem recebido” caso compareça em sua posse

O presidente eleito da Argentina, Javier Milei, declarou na noite de quarta-feira (22 de novembro de 2023) que o ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT) “será bem recebido” caso deseje comparecer à sua posse, agendada para o dia 10 de dezembro, em Buenos Aires. Em uma entrevista ao programa “A Dos Voces”, do canal Todo Notícias, Milei afirmou: “Se Lula vier, será bem recebido. Ele é o presidente do Brasil.”

Durante sua campanha eleitoral, o presidente eleito, alinhado ao pensamento libertário e apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, fez críticas a Lula, chamando-o de “comunista” e “corrupto”. Ele também acusou Lula de interferir na campanha eleitoral argentina e financiar parte dela.

Em entrevista ao jornal O Globo, publicada na segunda-feira (20 de novembro), Celso Amorim, assessor-especial da Presidência, considerou “muito difícil” a presença de Lula na posse de Milei, mas afirmou que o Brasil será representado no evento. Já Diana Mondino, futura chanceler da Argentina, afirmou na quarta-feira (22 de novembro), antes da declaração de Milei, que o presidente brasileiro será convidado para a cerimônia, ressaltando a histórica colaboração entre Brasil e Argentina.

Enquanto isso, Jair Bolsonaro, que já foi convidado pelo presidente eleito argentino em uma chamada de vídeo, confirmou sua presença. Além dele, o ex-presidente levará a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o presidente do PL (Partido Liberal), Valdemar Costa Neto, e o ex-secretário de Comunicação e atual assessor de Bolsonaro, Fábio Wajngarten.

Leia anterior

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 3,5 milhões hoje

Leia a seguir

Guarda Civil de Vinhedo age rápido e prende homem por furto de fios elétricos