News

Brasil cai para quinto no ranking de seleções da FIFA

O desempenho abaixo do esperado da seleção brasileira nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026 resultou em uma queda de duas posições no ranking de seleções da Fifa (Federação Internacional de Futebol). Na atualização divulgada nesta quinta-feira (30), o Brasil agora ocupa a quinta posição, em comparação com a terceira posição que detinha em setembro. Essa classificação representa a pior colocação desde agosto de 2016, quando o país estava em nono.

A queda no ranking reflete as derrotas consecutivas da equipe nas partidas classificatórias para o Mundial. Nas últimas rodadas da competição, o Brasil enfrentou uma sequência inédita de três derrotas seguidas contra Uruguai (2 x 0), Colômbia (2 x 1) e Argentina (1 x 0).

A pior classificação já registrada pela seleção pentacampeã no ranking da Fifa, estabelecido em 1993, foi a 18ª posição, entre 2012 e 2013. Naquela época, o Brasil foi prejudicado por não participar das Eliminatórias para a Copa de 2014, devido à sua condição de país anfitrião, o que impossibilitou a equipe de acumular pontos para o ranking.

A liderança do ranking da Fifa, atualizado nesta quinta-feira, permanece com a atual campeã mundial Argentina, seguida pela França, vice-campeã na Copa do Qatar. A Inglaterra e a Bélgica, líderes em seus grupos na classificatória para a Eurocopa de 2024 e já garantidas no torneio continental, ganharam uma posição cada, ocupando agora a terceira e quarta posição, respectivamente.

O top dez é completado por cinco seleções europeias também classificadas para a Eurocopa: Holanda, Portugal, Espanha, Itália e Croácia. Entre as seleções sul-americanas, o Uruguai, segundo colocado nas Eliminatórias, subiu quatro lugares e ocupa agora a 11ª posição, enquanto a Colômbia, terceira nas classificatórias para o Mundial, subiu do 17º para o 15º lugar.

Destacando-se entre todas as seleções, Camarões experimentou o maior crescimento no ranking, subindo nove posições e alcançando a 46ª posição, graças ao seu desempenho nas Eliminatórias africanas para a Copa. O próximo ranking será divulgado pela Fifa em 21 de dezembro.

Leia anterior

Teatro recebe a peça: “Natal, uma história de amor!”

Leia a seguir

Feira Arte na Praça neste domingo, dia 3